Adolescente de 15 anos morre numa explosão de mina no Bengo
Um adolescente de 15 anos de idade, perdeu a vida esta terça-feira, por meio de uma explosão de mina no bairro Musseque Kikoca, município do Dande, província do Bengo quando fazia a separação de ferros, cobres e outros objectos que eram levados para serem pesados no local do seu trabalho.
Por Kamaluvidi Baltazar
Simão Bernardo’ Ti Padre’ como era carinhosamente tratado pelos seus familiares e amigos, trabalhava num contentor que se encarregava na balança de objectos metálicos, já nesta passada terça-feira, 15, o adolescente foi chamado por um dos seus colegas de trabalho a fim de puder martelar um dos objectos trago por duas crianças supostamente orientadas por um senhor, com a finalidade de serem colocados na balança.
Na altura da martelagem,” Ti Padre” despercebidamente encontrou uma mina, e este por sua vez acabou de explodir em algumas partes do seu corpo, inclusive nos seus órgãos genitais, e daí foi levado à uma Unidade Hospitalar onde acabou por perder a vida.
Os agentes da Polícia Nacional identificaram as duas crianças de sete e dez anos alegadamente orientadas por um senhor conforme conta um dos pequenos,” não fui eu que apanhei, o senhor que nos deu o objecto nos disse vão pesar mas, levem bem porque isto é perigo”. Os agentes localizaram a casa do acusado mas o presumível actor meteu-se em fuga.
Fernanda Francisco mãe do malogrado lamentou que ainda no mesmo dia, o seu filho tivera se despedido da mãe enquanto ia ao mercado do Kikolo à procura do pão, e esta quando voltou encontrou a má notícia. A mãe pede aos órgãos competentes que que se faça justiça ao acusado.
Os serviços de Investigação Criminal e a equipe de desminagem do Bengo estiveram no local do acontecimento na manhã desta Quarta-feira, onde o malogrado trabalhava. No local, os homens da desminagem detectaram várias minas e outros materiais perigosos, apelando à população do Musseque Kikoca a se ter o máximo cuidado principalmente com os mais pequenos.