Equipamentos do hospital geral do Bié têm pouco tempo de vida

A informação foi avançada nesta terça-feira, 16, pelo Presidente do Sindicato dos Médicos de Angola, Dr. Adriano Manuel, explica que o país precisa de especialistas em electromedicina para recuperar os equipamentos estragados que se encontram em vários hospitais de referência no país.


Por Isidro Kangandjo

Falando ao Portal Factos Diários, sobre o novo hospital inaugurado pelo Presidente João Lourenço, na província do Bié, o Sindicalista reconhece que se trata de mais um dos muitos hospitais com as mesmas qualidades como é o caso do hospital do Moxico e Cuando Cubango que estão bem equipados mas os aparelhos não funcionam por falta de especialistas em electromedicina.

“Achamos nós que nas expectativas em que o governo vai trabalhar no sentido de ter mais hospitais, isso deve andar em paralelo em processo de formação de quadros de médicos assim como electromedicina. Com especialistas em electromedicinas seria uma mais-valia para poderem reparar os materiais lá colocados”, disse.

Especialista em pediatria, recorda que se o governo apostar nos quadros nacional, Angola poderá economizar os custos e evitará repatriar médicos que na sua maioria pouco ou nada ajudam no melhoramento da saúde do país.

Segundo Sindicalista, vários serviços dos hospitais, estão parados porque os equipamentos nunca passaram numa manutenção por falta de quadros especializados na matéria, por isso, pede ao governo e ao Ministério da Saúde a traçar metas para melhorar a saúde no país.

Se não formarmos os quadros em electromedicinas, os materiais do hospital geral do Bié conhecerá os mesmos destinos das províncias do leste porque não há ninguém para reparar. É necessário que o ministério possa elaborar um projecto devidamente estruturado na espectativa da formação de quadro em diversas especialidades. Isso pode se fazer se rentabilizar os meiso que já temos bem como os quadros que já tem porque temos angolanos que já pode formar outros angolanos”, explico.

1 thought on “Equipamentos do hospital geral do Bié têm pouco tempo de vida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »