Adão de Almeida e supostos assassinos da cultura acusados de forjar dados sobre divisão do Moxico. Rainha é impedida falar com JLO  

A situação da Divisão Político-Administrativa da Província do Moxico é ainda uma grande preocupação por alguns círculos contra a vontade dos Soberanos do Moxico e a própria população onde os primeiros acertos contrariam o definitivo matando assim a história da província no ponto de vista geográfico e cultura. Adão de Almeida e supostos assassinos da cultura acusados de forjar dados sobre divisão do Moxico enquanto governo local impede Rainha falar com JLO e outros órgãos de tutela.


REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS

NOTA COMPLETA  

Segundo o que foi acordado na auscultação pública, era a designação para as duas Províncias de Moxico Leste com capital em Cazombo e Moxico Oeste com capital no Luena. Tudo isso para preservar o nome MOXICO que é muito sagrado e histórico para ambos os povos e etnias dessas duas Províncias.

Surpreendentemente os que levaram as auscultações ao MATRE, forjaram o nome de Cassai Zambeze sem o conhecimento dos povos dessa região e os soberanos Rainha Nhakatolo, Rei Chiweka e Rei Mueni Mbimbi no acto da publicação das conclusões saídas da reunião do Conselho da República pelo Ministro de Estado Adão de Almeida. Aquela comunicação trouxe um grande alarido no seio das autoridades tradicionais o nome de Cassai -Zambeze sem as pessoas saberem onde saiu e o porquê?

De princípio o rio Cassai não pertence no MOXICO nem um metro, serve apenas de divisão entre as Províncias do Moxico e da Lunda Sul até depois um pouco com o Município do Luau e contornando para entrar na Província da Lunda Sul pela Comuna de Chiluaji, seguindo-se até Lunda Norte onde foi fazendo fronteira com a RDC e depois entrando em definitivo neste país.

Este mesmo rio Cassai é que divide os reinados das Lundas do Rei Muatxissengue e os reinados da Rainha Nhakatolo, Rei Chiweka e Rei Mueni Mbandu, como é que vai ter mais nome para outra Província? Assim insurgem-se os três Reinos que não veem de bons olhos essa expansão.

 De princípio o nome de Cassai os reis do Moxico afirmam que já é atribuído a duas zonas da Lunda Sul, isto é, LUMA CASSAI e CASSAI SUL. Agora atribuir mais o nome de Cassai para Zambeze por quê? Segundo informações dizem que esse Projecto é afecto ao Manifesto do Protectirado Lunda Tchokwe do Malakito e Zeca Muchima que luta pela independência das Lundas e com o propósito de anexar as Províncias do Cuando Cubango e Moxico a essa dita República Separatista, cujo os outros povos e etnias do MOXICO e CUANDO CUBANGO não aceitam nem tão pouco para aderir a esse Projecto, defendendo apenas a coesão daquilo que está plasmado na CRA, como Angola é um país independente desde 11 de Novembro de 1975, uno e indivisível.

Havia um grupo de sobas das Lundas que tinham ido ao Alto Zambeze tentar convencer a malograda Rainha Nhakatolo para aderir ao Projecto foram escorraçados. Como consequência desse nome a Rainha Nhakatolo e outros Soberanos já se encontram no Luena a caminha de Luanda para tratarem o assunto com o Presidente da República, Presidente da Assembleia Nacional, Ministro do MATRE, Ministro da Justiça e Direitos Humanos e Ministro da Cultura, porém estão a encontrar um pequeno entrave pelo Governo do Moxico, mas eles estão a fazer todos os esforços para seguirem e Luanda a fim de reporem a legalidade do nome MOXICO LESTE e MOXICO OESTE sem imposição do nome de Cassai por indivíduos doutras províncias.

Também o mais caricato que eles reprovam a designação de República Democrática Lunda Tchokue para o Leste de Angola, porque no Leste não existe só o povo Tchokwe, como é que as outras etnias vão aderir a um Projecto tribal?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »