“A obra de Rui Mingas perdurará na memória colectiva dos angolanos”, Carolina Cerqueira

A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, afirmou, esta quinta-feira, em Luanda, que “a obra de Rui Mingas perdurará na memória colectiva dos angolanos”.


REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS

Em mensagem de condolências pelo falecimento, esta quinta-feira, do nacionalista, músico, compositor e diplomata, em Lisboa (Portugal), Carolina Cerqueira referiu que Angola perdeu um bom filho, mas o seu legado fica nos anais da história e corações dos angolanos.

“A obra de Rui Mingas perdurará na nossa memória colectiva, onde, como músico incontestável, foi um dos autores do Hino Nacional e de músicas como “Os meninos do Huambo”, “Birin Birin” e tantos outros êxitos”, lê-se na mensagem.

Rui Mingas, co-autor do hino nacional de Angola, que foi ministro dos Desportos e antigo embaixador em Portugal, morreu, hoje, em Lisboa, vítima de doença prolongada.

Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, sobre o Minga, disse: “Mesmo que não tivesse sido um dos autores do hino nacional de Angola, Rui Mingas faria parte da mitologia moderna de Angola nos últimos anos do império e nas primeiras décadas da independência”, considera Marcelo Rebelo de Sousa, numa nota de pesar, publicada no site oficial da Presidência da República Portuguesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »