Administrador do Kilamba Kiaxi exige mais empenho no combate à covid-19

0

Por Isidro Kangandjo

Tendo em conta o Decreto Presidencial nº: 184/20 que fixa as medidas excecionais e temporárias que vigoram nos casos em que seja declarada cerca sanitária provincial ou municipal, administrador municipal do Kilamba Kiaxi Nelson Lopes Funete, reuniu nesta sexta-feira, 10, com administradores dos distritos, Comandante Municipal, Directores de sectores e administradores dos mercados existentes no município.

Nelson Funete, quer ver o seu município livre do Coronavírus apesar de registar até aqui 82 casos de contactos directo registado nos hospitais Divina Providência e hospital do Sanatório. O Kilamba Kiaxi está na lista como o quarto município de Luanda mais afetado pela Covid-19, por isso, administrador aconselha juntar forças na luta contra o inimigo invisível.

“Todos temos a obrigação de cumprir as orientações do Decreto Presidencial, devemos ser mais rigoroso nos mercados, venda ambulante, estabelecimentos comerciais, transportes colectivos e assim como outros locais que exige aglomeração de pessoas. Pedimos à Polícia Nacional, Fiscalização e não só para manterem a ordem no município”, disse.

Funete, recomenda administrador Adjunto para área social, sensibilizar comissões de moradores, organizações juvenis e outras associações para juntos trabalharem na mobilização de cidadãos para o uso da máscara e cumprirem com as medidas de prevenção.

O outro assunto que estive na mesa é a redução de trabalhares nas administrações assim como a suspensão de funcionários de 60 anos de idade e mulheres com crianças pequenas. “Os administradores, directores municipais e directores de gabinetes, esses serão obrigados a estarem presentes no local de trabalho”, informou.

De informar que a direcção municipal da Saúde no Kilamba Kiaxi, seis equipas de resposta rápida que trabalha em parceria com a nacional. Segundo a directora da saúde Teresa Eugénia Lomba Jamba, conta que cada equipa de resposta é composta por 12 técnicos de saúde entre eles: Analistas, Enfermeiros e Médicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »