OPINIÃO: UNITA não está preparada para ser governo

0

Opinião

Joaquim Paulo/Jornalista


Precisei, pela primeira vez, aceitar o desafio de analisar um pouco sobre o partido UNITA e as acções que certamente efectuaram durante os cinco anos e, pelo que se ouviu e se viu, estamos mais na incompetência uma vez que, os nossos colegas da Rádio Despertar continuam a ganhar salário magro e em atraso. Presenciamos militantes morrendo por falta de apoio do partido, presenciamos comités sem condições e dirigentes desgastantes por falta de meio de transportes.

Assim querem ser governo?

Muito recentemente, ouvimos o caso dos correspondentes da referida estação radiofónica nas províncias do Bengo e Uige, que carecem de condições técnicas e da sua própria subsistência. “Quase morrem de fome”.

Sem capacidade de gerir recursos humanos assim querem ser governo?

UNITA, assim como outros partidos políticos, recebe, do executivo, através do OGE, uma soma de dinheiro para a sua própria manutenção, mas, ainda assim, lançou a sua segunda campanha de angariação de fundos para sustentar a sua campanha política. E os milhões da pré-campanha e da campanha?

Se com o com o pouco são incapazes de gerir, assim querem ser governo?

Aventa-se que andou a gastar os seus fundos, pagando activistas, para que pressionem ‘bem’ o partido no poder. E depois? Só subtraem, não pensam nas consequências ou então estamos diante de moralista sem moral? Recordam-se dos 22 milhões de Kwanzas, que, supostamente, serviria para corromper os militantes da UNITA que ainda amanhã, 16 de Julho completa um ano?

Pois é, fecharam-se em copas. Não se sabe o verdadeiro paradeiro daqueles milhões. Só não entendo a tamanha coragem que tem de exigir transparência ao actual executivo. Não entendo mesmo. A UNITA é apática. Nem mesmo aos seus militantes a UNITA presta atenção, utiliza-os apenas.

Quem ama ser corrompido e usar estes valores em segredos, assim querem ser governo?

Recentemente, o Presidente daquela força política negou, sem balbuciar, qualquer relação entre o activista Luther King(militante assumido da UNITA) e a própria UNITA, tudo porque passava por um momento não muito bom com a justiça angolana. Aliás, um dos sites de informação fez questão de publicar uma peça a respeito. Tribalismo assentado. A questão étnica ainda é uma situação não resolvida no seio da UNITA. Cada um tem a sua preferência.

Na província da Lunda Norte, por exemplo, assistimos uma manifestação, realizada pelos militantes do partido num dos municípios, que pediam a exoneração do secretário, por alegadas incompetências e segregação por etnias. Quantos projectos sociais UNITA levaram ou leva a cabo que beneficia a população no âmbito da sua responsabilidade social?

Um partido que é a segunda força política no país não é solidária, pelo contrário, extorque dinheiro da população miserável.

Joaquim Paulo Jornalista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »