Angola é o oitavo maior produtor mundial de banana

0

OPINIÃO

CAMILA VICTORINO/ colunista


Angola é o maior produtor africano de banana e sétimo no mundo, com uma oferta de mais de quatro milhões de toneladas, de acordo com a mais recente tabela do Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), actualizada no último fim-de-semana.

A produção nacional está desde 2014 nestes índices de referência, mantendo-se, particularmente, há cerca de oito anos, na lista de países declarados auto-suficientes na produção de banana.
Segundo a FAO, referente à produção de 2021, Angola está à frente do Rwanda (3,5 milhões), Tanzânia (2,1 mi-lhões), Kenya (1,9 milhões), Egipto (1,2 milhões), Burundi (1,2 milhões), Camarões (1,1 milhões), Sudão (934 mil) e Etiópia (849 mil).
As províncias do Bengo e Benguela são as referências nacionais. Nestes  projectos privados instalados nas duas províncias acima mencionadas já exportam o fruto para países como Portugal, Zâmbia, Congo Democrático e estudam-se as vias para fazer chegar a fruta aos Estados Unidos, o maior consumidor mundial.

Preocupa-me saber que nivel nacional continuamos a comprar a banana a preço de ouro. Não se concebe, como é que o maior produtor de banana no continente não consegue satisfazer a sua população.

Há uma chamada de atenção retirada pelo Presidente da República, João Lourenço, no sentido de a produção interna satisfazer primeiro as necessidades locais e só depois exportar. Nesse caso, com a banana é diferente, estamos preocupados em satisfazer exportar sem preencher o vazio local.

Reitero maior distribuição no mercado local e a melhoria dos preços.

Por: Camila Victorino

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »