HUAMBO: Covid-19 força centena de adolescentes contrair o matrimónio
“O coronavírus não pode-me actuar sem antes ter um filho ou sentir o gosto de um homem”. Essa e outras fases são que a maioria dos adolescentes na província do Huambo usam para assumirem a responsabilidade de adultos que são cuidar do lar e dos filhos.
Por Amélia Rosa
O Factos Diários manteve uma conversa telefónica com cinco senhores dos municípios da Caála, Bailundo, Huambo Sede e Cachiungo no qual revelaram que o assunto é uma realidade. No município do Bailundo na comuna de Monte Belo, menores de 14 anos pressionam os pais para aceitarem o casamento prematuro e algumas ameaçam saírem de casa caso os progenitores descordem da decisão.
Na aldeia de São Miguel e Chitele ambos localizados no município do Bailundo, adolescentes vão voluntariamente a casa do noivo e se engravidar propositadamente.
“É vergonho o que está acontecer no Huambo. Para muitos, o coronavírus é o fim do mundo e as nossas irmãs e irmãos estão apressados para sentirem o gosto de homem, eles não querem morrer sem ter filhos”, disse Madalena Vinbuando professora residente no município do Bailundo.
Nas Comunas do Sambu e Samboto pertencentes no município do Cachiungo, a realidade é a mesma conforme fez saber José Viteka Ndolosi que enquanto catequista tem rejeitado o casamento prematuro uma vez que casar é uma responsabilidade diante de Deus e no lar. “Apesar disso, essas crianças preferem realizar apresentação e logo vão às casas dos seus noivos que por sinal são também menores de idade”, disse o catequista. Afinal o que motiva o casamento prematuro? “é o coronavírus. Pensam que estamos diante do fim do mundo”, finalizou.
No município sede o fenómeno é reduzido mas nas zonas como santo António nos bairros de Cahululu e Ndóngua, o cenário é o mesmo, infelizmente as crianças estão apressadas em viver com o marido e algumas situações como a preparação do seu futuro está adiado.
“Para esse ano a prioridade é o casamento em detrimento os estudos”, afirmou a jovem Maria residente no bairro Catelenga Velho, município da Caála.