Projecto de Empreendedorismo e Empoderamento Feminino “lança” mais de 90 mulheres ao mercado de trabalho

Decorreu hoje, em Luanda, nas instalações do Centro de Formação Profissional da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Internacional (ADRA-I) a cerimônia de encerramento da segunda fase do Projecto de Empreendedorismo e Empoderamento Feminino. O acto contou com a presença da Secretaria de Estado da Acção Social, Família e Promoção da Mulher.


Por Joaquim Paulo

O Projecto com mais de um ano, lançado em janeiro de 2020, visa essencialmente empoderar mulheres vulneráveis, capacitando-as para o mercado de trabalho, através de ações de Formação em diversas áreas profissionais. O projecto financiado pela empresa ExxonMobil, conta com a parceria da Associação de  empresas do bloco 15.

O acto de cerimônia de entrega de certificados para mais de 90 mulheres, formadas em diversos cursos profissionais, foi presidida pela Directora do Centro de Formação da ADRA-I, Arlete Paulo, que, na ocasião, começou por agradecer os presentes e, de igual modo, o empenho de todos os funcionários do centro e grupo de parceiros que apoiaram e monitoraram a fase de formação até o momento.

“O projecto tem como objectivo o empoderamento das mulheres nas comunidades para melhor se servirem.” Acrescentou, que a formação que as jovens mulheres acabaram por concluir servirá, para elas, um meio de subsistência.

Para a Secretária de Estado para Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Elsa Barber, o projecto constituí uma mais valia já que a formação vai capacitar as mulheres no domínio da empregabilidade, negócio e empreendedorismo. Finalizou o seu discurso felicitando a ADRA-I e seus parceiros pela iniciativa. Já o Presidente do Conselho da referida organização, Justino Paulo, reiterou o compromisso da ADRA-I no que toca a formação profissional para as comunidades mais necessitadas.

Por se tratar de formação profissional, o Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP) não ficou “ao quê da questão”,  esteve no acto a Técnica do Departamento de Formação Profissional e Desenvolvimento Curricular, Ester Faria, que deu uma “nota positiva” ao Projecto, e, também, na ocasião, garantiu que o INEFOP vai continuar a prestar o seu apoio às iniciativas do gênero, sobretudo nas questões do encaminhamento e direcionamento das recém-formadas no mercado de trabalho.

Vale recordar que as  Jovens mulheres foram beneficiadas com os cursos de pastelaria, Informática, Língua inglesa e Pastelaria. Tendo como módulos adicionais os cursos de Contabilidade, Empreendedorismo, Decoração e Nutrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »