Populares de Cacuaco queixam-se da falta de infraestrutura básicas

Inácio Cândido

Os populares da Comuna da Funda e os Distritos Urbanos do Kicolo e Mulenvos de baixo, queixam-se da falta dos serviços básicos como a reabilitação das vias terciárias e secundaria, energia eléctrica, água potável, escolas e hospitais numa altura que o município completa 80 anos de existência desde que foi elevado à categoria de município.   

João António, residente na Comuna da Funda, conta que no seu bairro falta muita coisa no que diz respeito a água potável,  energia eléctrica, estradas em condições, espaço de lazer, hospital e escolas. O nosso interlocutor salientou que por falta de água potável nas residências um jovem foi atacado pelo jacaré no rio Zenza, onde existe forte correnteza e o perigo de ataques de Jacarés são constantes.

Os entrevistados avançam que para evitar situações de género, as autoridades da comuna da Funda, devem realizar campanhas de sensibilização à população para que não tome banho e não  lave a roupa a margem do rio.

Miguel Guerra, residente no Distrito do Kicolo, está preocupado com a iluminação pública, patrulhamento da policia nacional e a reabilitação das vias de acesso tem estado a complicar os munícipes “para sair da pedreira mestre boa catana quando chove é grande problema”, disse.

Degradação da ponte do IBA

Um outro entrevistado conta que o município de Cacuaco é ainda  rural e, “não chega nos pés do vizinho município de Viana, todos os Administradores que já passaram “no nosso município só sabem fazer promessas no  sentido de elevar os níveis de condições de vida da população. É necessário a reabilitação e modernização do Centro da Vila, a sua expansão rumo a novos eixos, com objectivo de lhe conferir um enquadramento urbanístico de grande qualidade”, apelou. 

 Alfredo Ndongo, residente dos Mulenvos fez saber que a realidade é a mesma, o bairro dos Mulenvos não tem infraestruturas sociais, como escola hospitais e esquadras, “ pedimos que o novo elenco do Administrador Auxílio Jacob, deve criar projectos que beneficiam a sociedade, não ser igual ao Augusto José, que fez tanta promessa que ficou em terra, frisou.

Já o administrador, Auxílio Jacob, disse que o período de fazer prospecção nos bairros já terminou e agora vão pôr a mão na massa para reabilitação das vias de acesso como da Vidrul, Paraíso, Mulenvos, Iluminação pública, construção de mais escolas, hospitais e espaço de lazer. No momento exacto vamos começar, já existe as empresas que em breve juntos, iremos visitar as vias onde vão se candidatar para começarem a fazer os seus trabalhos para o bem das nossas populações,” prometeu.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »