ZAU E TUGGAR ABORDAM ACORDO DE COOPERAÇÃO ENTRE ANGOLA E NIGÉRIA
O Ministro dos Negócios Estrangeiros da Nigéria S. Excia. Yusuf Maitama Tuggar recebeu hoje, 30/05, em audiência, o Embaixador de Angola S. Excia. José Bamóquina Zau para actualizar a agenda diplomática entre os dois países no quadro do relançamento da cooperação bilateral.
As duas entidades abordaram a necessidade de se acelerar o engajamento bilateral na actualização do Acordo Quadro de Cooperação com a realização de reuniões técnicas e ministeriais inerentes a Comissão Mista numa das duas capitais (Luanda ou Abuja).
Para o ministro Yusuf Tuggar, Angola e Nigéria têm um historial de amizade e irmandade que pode servir de chave-mestra para a resolução de conflitos regionais e das mudanças inconstitucionais que se registam em alguns países africanos no quadro das lideranças dos Blocos Económicos Regionais, respectivamente, a SADC e a CEDEAO.
Yusuf Tuggar e Bamóquina Zau passaram igualmente em revista o desafio de construir fortes parcerias público-privadas nos domínios da agricultura, indústria transformadora e comércio cujas intenções de investimentos nigerianos em Angola ultrapassaram nos últimos 5 meses a cifra de Mil Milhões de dólares americanos.
Este desafio abre perspectivas para a geminação do Estado de Kaduna na Nigéria e as Províncias de Malanje, Kwanzas Norte e Sul, em Angola, devido as similitudes do seu potencial agrícola e da rede hidrográfica.
Os dois diplomatas trocaram informações relevantes sobre a participação de delegações da Nigéria na Edição 2024 do Fórum de Tecnologias de Informação ANGOTIC, de 13 a 15 de Junho e nas celebrações dos 50 anos da independência de Angola a celebrar-se a 11 de Novembro de 2025.
Desde 2013 que a Comissão Mista Angola-Nigéria não reúne por razões ponderadas de contexto o que fez estagnar a dinâmica da cooperação e dos principais instrumentos jurídicos que unem os dois Estados.
Serviços de Comunicação Institucional e Imprensa da Embaixada de Angola na República Federal da Nigéria, Benin, Níger e CEDEAO, em Abuja, aos 30 de Maio de 2024.