Verbos fome e fama motivam manifestações em Angola

Apesar do país registar muitas dificuldades no que concerne atender as preocupações da população mormente saúde, educação, emprego e uma governação participativa, muitos activistas saem às ruas para promoverem os seus nomes para que um dia sejam chamados conforme aconteceu na governação cessante.


Por Redação

Depois de se ter realizado com êxito a manifestação do dia 26 de Setembro do ano em curso, que exigia o emprego à juventude, uma fonte ligada aos jovens do Movimento Revolucionário e activistas, revelaram ao Factos Diários que a marcha criou ciúme aos seus companheiros e, de imediato pensaram realizar uma outra que aconteceu no dia 03 de Outubro, porém, aderência não era aquela que se esperava.

Apesar de algumas figuras como Kabanga Dikucu, Guensta e Luaty Beirão se fazer presentes, o número não convenceu outros companheiros de Luta que exigem uma vida melhor dos cidadãos Angolanos.

“O tema de uma manifestação deve ser abrangente e os companheiros como Leví e Tiaka Tiaka souberam interpretar bem o cenário em convocar uma manifestação que exige o emprego porque sabem o que mais preocupa a juventude”, disse um dos activistas.

Numa manifestação realizada ainda esse no município de Viana e que exigia a melhoria das condições de vida dos vianenses e a saída de Fernando Manuel, Administrador Municipal, apesar de uma resistência, a marcha que terminou em conversa com o dirigente do município satélite da província de Luanda revelou indícios de extorsão.

No dia da manifestação, o Factos Diários procurou saber do Administrador se o mesmo recebia telefonemas dos organizadores da manifestação e este confirmou que sim mas não aceitou revelar o que se tratava. Uma fonte bem próxima dos organizadores daquela marcha, contou que os seus companheiros ligavam insistentemente com intuito de aguardar de Fernando Manuel a negociação da manifestação ou garantir um dinheiro, o cenário que não veio acontecer.

Para alguns, os verbos fome e fama, tem incentivado o bastante os jovens realizar a manifestação de forma a garantir a resolução de algumas dificuldades quer de casa e outros projectos de iniciativa empresarial.
Os activistas que falaram neste portal, reconhecem que existe muitos activistas sociais com o objectivo de lutar pelos angolanos e ver resolvido os problemas que assolam a população, porém, há outros com ideias de criar o protagonismo e se beneficiar da vontade da maioria.

A fonte avança que está em manga chuvas de manifestações nos próximos meses para exigir a saída de vários dirigentes que fazem parte do actual executivo inclusive a destituição do Presidente da República João Manuel Gonçalves Lourenço no destino do país, mas conta que alguns terão como finalidade destes protestos o enriquecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »