Venerando Juíz Conselheiro Carlos Cavuquila representa Presidente do Conselho Superior da Magistratura Judicial em Cabo Verde no evento do Poder Judicial da CPLP

Uma delegação do Conselho Superior da Magistratura Judicial (CSMJ) vai participar na 1ª Edição da Cimeira dos Conselhos Superiores de Justiça da CPLP, na cidade da Praia, em Cabo Verde, a decorrer nos dias 20 e 21 de Novembro, que decorrerá sob o lema “O Impacto das Novas Tecnolgias na Organização, Formação e Gestão Judiciária”.
Por Kamaluvidi Baltazar
…
O Venerando Juíz Conselheiro e Vogal do CSMJ, Dr. Carlos Alberto Cavuquila, em representação do Venerando Juíz Conselheiro Presidente do CSMJ, Dr. Joel Leonardo, vai chefiar a delegação composta pela Colenda Juíza Desembargadora e Vogal do CSMJ, Tânia Mariza Araújo Pereira Brás, pelo Colendo Juíz Desembargador e Vogal do CSMJ, João Carlos António Paulino, e pela Juíza de Direito, Raquel Carril.
Entretanto, o Presidente da Assembleia Nacional de Cabo Verde vai proceder o discurso de abertura da cimeira onde também estão previstas as intervenções do Presidente do CSMJ de Cabo Verde e Presidente do Fórum dos Conselhos Superiores de Justiça dos Países da CPLP, da Coordenadora dos Escritórios das Nações Unidas contra a Droga e o Crime, do Presidente do CSMJ da Guiné-Bissau bem como do Vice-Presidente do Fórum dos CSMJ dos Países da CPLP e do Vice-Presidente do CSMJ de Portugal.
De acordo com a nota chegada à redacção do Factos Diários nesta sexta-feira, a agenda prevê a apresentação das intervenções dos representantes dos CSMJ de Angola, Brasil, Moçambique, São Tomé e Princípe e Timor-Leste.
Os participantes vão, igualmente, trocar experiências que têm a ver com a digitalização dos tribunais, onde Angola será o primeiro país a partilhar a sua experiência e posteriormente o Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Principe e por último o Timor-Leste.
Vale ressaltar que os participantes vão analisar as linhas de força da “Carta de Cabo Verde” e da Governação do Poder Judicial” e nesta cimeira será definida a próxima edição para o biénio 2023-2025 e a apresentação da informação da Comissão Permanente sobre Presidência e Vice-Presidência desta organização judicial da CPLP.