URGENTE: Familiares do T/General  Yav Philémon detido na RDC pedem intervenção do Presidente João Lourenço

0

Se encontra detido na Prisão de Makala em Kinshasa,  desde o dia 19 de Setembro de 2022, o Tenente General Yav Philémon que esteve na linha da frente no combate às forças do Ruanda chamada M23.


Por Isidro Kangandjo

Até ao momento, os familiares não têm a informação sobre o estado físico do Tenente General Yav Philémon e nem as razões da sua detenção do homem que muito faz para manter a ordem na zona que está ser invadida pelos grupos do Ruanda.

A falta de esclarecimento junto das autoridades da República Democrática do Congo, levou aos familiares lançar um grito de socorro ao Presidente Angolano João Manuel Gonçalves Lourenço o grande mediador da paz entre os dois países para que os motivos da sua prisão sejam esclarecidos.

Olhando nas médias internacionais, desde a sua prisão é visível o enfraquecimento das forças da RDC e, aos poucos, os invasores vão ganhando espaço.

Até sua prisão, o General Yav Philémon era Comandante da 3ª Zona de Defesa no Leste da RDC. O Presidente da RDC havia declarado nas antenas de certos meios de comunicação internacionais que a prisão do General Philémon é consequência das acusações contra ele por alguns de seus colegas generais de estar em inteligência com Ruanda.

 Enquanto após a prisão deste general, os rebeldes estão ganhando terreno como uma faca na manteiga e nenhuma prova foi dada pelas autoridades contra este  General que trabalhou com as unidades do exército angolano para libertar a província congolesa do Congo Central em 1998 contra os invasores ruandeses.

A família do General Yav Philémon residente em Angola, recorda ao Governo angolano que o General Philémon Yav é filho biológico do saudoso General Mbumb Nathael, grande lutador e herói pela independência de Angola, falecido em 2016 tendo merecido um funeral de honra militar.

CARREIRA MILITAR NA RDC

De acordo com os dados disponíveis em uma plataforma digital da República Democrática do Congo, Tenente General Yav Philémon, além da carreira militar e operações conjuntas entre a RDC e Angola no conflito armado de 1992, exerceu as seguintes funções:

– 1999- 2000 Comandante da brigada requin 1ª brigada formada por Angola em kitona. Nesta brigada, lutou quase em todas as províncias da RDC com maior destaque em Goma.

Comandante da 22ª Região Militar na Província de Katanga, Comandante na segunda zona de defesa Katanga e de Kasaï.

T/General Yav Philémon

Agora está instalado na terceira zona de defesa nas Províncias do Kivu do Norte, Goma, Kivu do Sul, Bukavu, Maniema, ituri (Bunia), uele superior, uele inferior, função tshopo, kisangani.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »