UNITA faz da festa de futebol no 11 de Novembro acto de comício político. população estranha posição democrática da Polícia Nacional
Os adeptos presentes no Estádio 11 Novembro, em Luanda, ficaram admirados com a reação da Polícia Nacional que os consideram democrata, pelo facto dos agentes da Ordem destacados no estádio não reagirem com detenção e maus-tratos dos cinco adeptos vestidos com o uniforme do Partido UNITA.
REDAÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS
UNITA, era a palavra que mais soava no seio dos adeptos angolanos, que apoiavam a Seleção Nacional masculina de futebol, durante o jogo frente a seleção do Eswatini, referente à terceira jornada da fase de grupos para a qualificação ao Mundial 2026, que terminou com vitória de Angola por 1X0, na passada sexta-feira.
No local, os agentes nem se quer removeram a bandeira da maior força política que os cidadãos exibiam ao longo da partida, facto este que causou uma admiração e respeito aos órgãos de Segurança no 11 de Novembro. Alguns consideraram tratar-se de um acto de comício, do que propriamente um jogo.
No vídeo que a Redação do Factos Diários teve acesso, foi possível notar os protestos dos adeptos que aparentavam ser militantes ou simpatizantes do Partido do Galo Negro, este assunto que criou uma polemica a volta do desporto e da política nacional.
Importa lembrar que o único golo que ditou a vitoria de Angola foi apontado por Mabululu, aos 2 minutos da primeira parte, numa assistência de Gelson Dala, este golo que colocou Angola na segunda posição do Grupo D.