UNITA anuncia construção de um edifício na terra de Jonas Savimbi para rendê-lo homenagem
A UNITA anunciou o projecto de construção de um edifício na Vila Comuna de Munhango, município de Cuemba, no Bié, localidade onde nasceu o Presidente Fundador daquele partido, Jonas Malheiro Savimbi.
Por Kamaluvidi Baltazar
O anúncio foi feito esta quarta-feira, em Luanda, pelo o Secretário-Geral do partido, quando presidia uma Conferência de Imprensa, que serviu para a apresentação do programa da comemoração do 03 de agosto, data natalícia do seu Presidente Fundador.
Álvaro Chikwamanga Daniel explicou que a construção do edifício terá como objectivo honrar e homenagear os feitos de Savimbi, o mesmo que servirá para sua família e, também, para realização de trabalhos da UNITA naquela comunidade.
Durante a conversa com os jornalistas, o Secretário-Geral avançou que a jornada de 3 de agosto vai decorrer sob o lema ” Jonas Malheiro Savimbi-o símbolo de unidade e coesão interna do partido”, que prevê entre outras, a realização de um acompanhamento da juventude, de 31 de julho a 02 de agosto, na Lopitanga.
Posteriormente será realizado o acto central a ser orientado pelo o Presidente do Partido, Adalberto Costa Júnior, começando com um comício, que terá lugar no município do Andulo, província do Bié, seguido de uma partida de futebol, para a “Taça Jonas Savimbi-Mwata da Democracia”.
“O nosso País vive uma crise geral que faz o quotidiano da maioria das famílias, levando milhares de angolanos a engrossarem todos os dias os grupos mais vulneráveis da população, que hoje é obrigada a procurar alimentos nos contentores de resíduos sólidos para a sua sobrevivência, sabendo que esta não é Angola dos sonhos de Jonas Savimbi”, terminou.
Recorde-se, se Savimbi estivesse em vida, no próximo dia 03 completaria 90 anos de idade, até à data da sua morte em um combate, a 22 de fevereiro de 2002.