UM PONTO DE ORDEM: Adultos serão eternos adversários de jovens

OPINIÃO// Isidro Kangandjo


 

Engana-se quem pensa que os adultos “governantes e políticos partidários” estão interessados ou preocupados com a juventude. Precisamos de procurar as nossas soluções sábias e resolver os nossos problemas de jovens para jovens, mas, precisamos de aprender com os erros dos nossos mais velhos.

Os velhos de hoje, ontem, enquanto jovens, lutaram pela independência nacional, mataram-se entre eles na guerra civil e, neste período pretendem que usemos ódios para que a história possa se repetir. Precisamos de usar apenas a nossa inteligência acompanhado de boas condutas.

Vamos buscar o exemplo muito simples: você enquanto jovem independente, já solicitou ajuda a um velho governante ou político de qualquer força política? Atenderam o seu pedido? Claro, as respostas divergem, mas tenho a certeza que maioria foi chumbado porque, conforme dizem, “ ele não é nosso”. Nenhum jovem do filho do caçador ou simples camponês vai atingir o alvo se não lutar.

Precisamos de lutar pelas nossas vidas, lutar pelas nossas oportunidades, lutar pela igualdade e lutar para o bem comum. Precisamos de lutar para quebrar os grupos de elites e acabar com o lema de filhos e enteados.

Os mais velhos, formaram a JMPLA, JURA, JPA, JURS, JFNLA e outros grémios juvenis como é o caso do Conselho Nacional de Juventude entre outros com um simples propósito: controlar os seus jovens e serem capacitados ideologicamente. Estes jovens vão substituindo os velhos ladrões para se tornarem jovens ladrões e a cultura de roubo, perseguição política e movendo ódios entre os jovens vai continuando e sem fim à vista. Quando isso acontece, o futuro do país fica adiado e é substituído pelas resoluções dos problemas internos.

Durante esse exercício, os adultos vão ditando regras às suas organizações juvenis, dirão que são a voz da experiência e, lentamente vão mantado os jovens com a visão própria de mudar Angola para o melhor. Esses jovens, serão piores que os adultos de hoje por estarem domesticados com a doutrina/ideologia partidária.

O jovem independente não será bem visto por ninguém e aquele que tentar criticar qualquer força política será mal visto e desqualificado. Precisamos de compreender que esses nossos velhos escondidos na governação e nos partidos políticos, preferem investir o salário e subsídios nas suas namoradas e concubinas em detrimento ajudar jovens com dias de empreender. Esses adultos, são actores da taxa de criminalidade, violência, drogas e desemprego que mata lentamente os jovens.

Precisamos de compreender que os jovens não são aqueles que as organizações políticas controlam, os jovens somos todos nós, por isso, não precisamos de sermos instrumentalizados para atender os vossos apetites.

Adultos sabem que o jovem é a força motriz de qualquer país, por essa razão, eles serão eternos adversários de jovens. Lutar é urgente, mas da nossa maneira sem ser persuadido por ninguém porque qualquer jovem sabe o que quer e conhece os problemas que lhe apoquenta.

              

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »