Um Bento Bento sem pressa nem pressão para prestar calor aos militantes, auscultar os problemas e ajudar a encontrar soluções
Quem já o conhece não admira e quem com ele convive pela primeira vez nunca mais o esquece. Assim é Bento Bento, o Primeiro Secretário provincial do MPLA em Luanda.
Por Afonso Eduardo
Desde que foi chamado a reassumir as “pastas” de homem forte do Partido na capital do país, BB assumiu por completo as rédeas do jogo político em Luanda.
Apoiado na máxima “descer às bases para subir com elas”, o Primeiro Secretário Provincial do MPLA tem-se mostrado incansável no contacto com a massa militante das bases.
A andar entre os municípios, galgando bairros e penetrando ruas e ruelas ao encontro dos seus “camaradas”, BB mostra-se implacável na abordagem a cada um dos aspectos que considera serem fundamentais para o trabalho que desenvolve junto das massas. Aliás, não fosse ele um “homem das massas”, dificilmente estaria no “comando da embarcação”.
É no contacto com os militantes que BB revela o quanto sabe ser político com carisma, resultado de vários anos de experiência. Quer a conversar com os jovens, a dialogar com sobas ou a conceder audiência a uma figura proeminente dos municípios onde passa, BB faz questão de prestar toda a atenção a quem lhe pede um pouco do seu tempo. Foi assim mesmo que esteve em Viana.
Inteiramente disponível para os militantes. A ouvir atentamente, sem pressas a cada um dos solicitantes, vergando-se a comunicação dos “camaradas” das estruturas de base, mas também deixando orientações sobre como deve ser feito o trabalho ao nível dos CAP.
Em cada um dos três dias, os militantes do MPLA em Viana viram um BB muito próximo dos seus, numa clara demonstração de empatia. Por estas e outras, chegou-se a conclusão que Viana estava, na verdade, com o MPLA como nunca.
Ainda houve tempo para, como bom político, excelente mensageiro e escravo da sua palavra, seguir à risca o propósito da agenda de trabalho, ao prestar a atenção à necessidade dos mais carentes. Fez a entrega de bens alimentares no mercado da Estalagem, no âmbito do programa anual do CPPL.
Na presença em Calumbo, nova demonstração de solidariedade do Partido aos problemas das populações locais. Mais preocupado em fazer do que a discursar, BB apresentou-se a distribuir mais de 200 cestas básicas, material agrícola, electrodomésticos e várias motorizadas para ajudar no fomento do auto-emprego em Viana.
Cauteloso em relação à Covid-19, apelou para a importância do obediência às medidas de biossegurança. Por isso, primou sempre por um grupo reduzido de militantes, de formas a cumprir o Decreto presidencial.
No grande acto de massas, no Zango, BB falou aos militantes sobre a necessidade de aderirem à campanha de vacinação promovida pelas autoridades sanitárias.
De resto, BB passa para dentro e fora do Partido a imagem de que “continua vivo” (Aliás, como sempre!) para arrastar consigo a grande máquina mobilizadora do MPLA em Luanda, rumo à vitória nas eleições gerais de 2022!
PUBLICIDADE NO FACTOS DIÁRIOS