Tribunal Supremo é homenageado no melhor campeonato de rua em Luanda
Está ser realizado no distrito do Ngola Kiluange, bairro da sucanor em Luanda, o maior campeonato de rua com 16 equipas. Olhando na dimensão da organização e referência, a Organização Mauro Jabá decidiu batizar o campo com o nome do Tribunal Supremo, por ser a mais alta instância da jurisdição comum do Poder Judiciário de Angola.
Por Afonso Eduardo
…
De acordo com os organizadores do campeonato, a homenagem do Tribunal Supremo tem que ver a responsabilidade, a justiça e a referência que o campeonato tem em Luanda.
“Este é primeiramente o campeonato de rua mais caro do país porque, o vencedor sai com dois milhões e 500 mil kwanzas, o segundo classificado sai com um milhão e 500 e o terceiro classificado sai com 500 mil kwanzas. Temos árbitros que actuam no girabola e uma equipa de trabalho treinada para que ninguém venha agir violando as normas, por este motivo decidimos homenagear o Tribunal Supremo por ser um tribunal com responsabilidade acrescida na justiça Angola e pelo trabalho que apresenta em, prol do país”, disse um dos representantes do organizador Mauro Jabá.
O campeonato é denominado Taça Brinca na Areia e, desde a sua função já se encontra na sua 16ª edição, porém, este último é dos mais caros. Segundo Mauro Jabá, este campeonato para além de juntar vários jovens amantes do desporto, também congrega grupos que vivem em divergência e promove o talento.
Os jogos que acontecem apenas aos Domingos, recebe equipas provenientes de vários municípios de Luanda todos com o objetivo de levar o maior bolo desta partida de futebol.
De lembrar que, de acordo com a lei, o Tribunal Supremo apenas trata e se constitui na instância máxima da Jurisdição Comum da República de Angola conforme refere o n.º 1, do artigo 181.º, da nossa Constituição da República, segundo o qual, “o Tribunal Supremo é a instância judicial superior da jurisdição comum”.
A Lei Orgânica prevê que o tribunal “é independente e imparcial, estando apenas sujeito à Constituição e à Lei”, contando com autonomia financeira e administrativa.Neste sentido, elabora os regimentos internos, aprova a proposta de seu orçamento anual e estipula seu quadro de pessoal.
O assunto acima mencionado também é refletido neste campeonato onde a organização depende simplesmente da contribuição das equipas na qual cada uma contribuiu com 250 mil kwanzas.
Nestes valores, estão reservados os prêmios do Primeiro, segundo e o terceiro classificado.