TRAGÉDIA EM NAMPULA: Carolina Cerqueira envia nota de condolências ao povo moçambicano
Carolina Cerqueira, a Presidente da Assembleia Nacional, apresentou ontem, a sua solidariedade ao povo de Moçambique por conta de um trágico naufrágio de uma embarcação de pesca, no passado dia 7 de Abril, que vitimou mais de noventa pessoas, entre elas crianças, em Nampula, na República de Moçambique.
Em nome dos deputados da Assembleia Nacional de Angola e em seu próprio nome, pediu a recepção das suas mais sentidas condolências e solidarizam-se perante esta tragédia com os familiares das vítimas e com o povo irmão de Moçambique.
“Auguramos que os familiares das vítimas tenham força anímica para ultrapassar tamanha dor, que enlutou Moçambique e também os povos dos países irmãos, como Angola. Queira receber Excelência Senhora Presidente, o meu fraterno abraço e a minha elevada estima e consideração”, rematou a nota da Presidente Carolina Cerqueira.
Segundo a Administradora Marítima de Nampula, Fahara Luís, a superlotação pode ser a principal causa deste fatídico acidente visto que a embarcação que naufragou era de pesca e não tinha autorização para fazer o transporte de pessoas, que na altura transportava 130 pessoas.
“A embarcação saía de Lunga, no posto administrativo de Mossuril, e transportava 130 pessoas, sendo que a mesma era de pesca e não estava autorizada a transportar pessoas. Quando procurámos informações, ficamos a saber que as pessoas estavam a fugir da cólera que tem ceifado a vida da população. Por causa do excesso de lotação, a tripulação quis parar para diminuir o número porque sabia que quando chegasse à ilha de Moçambique seria multada e, na hora, uma onda bateu o barco e afundou”.