Tchizé dos Santos contrataria José Gama sobre terceiro Mandato de João Lourenço
Estou a acompanhar os debates do responsável do Club K José Gama e pela segunda vez o Jornalista e dono do Club K vehicula hipótese dd favoráveis a João Lourenço no que concerne a Tentativa de indicação de Ana Dias como candidata à Presidência do MPLA e da República por aquele partido, como agora evocando que JLO poderia voltar a concorrer ao cargo de Presidente da República se houver alteração da CRA, o não é possível, porque a CRA que se aplica a JLO é a Constituição que estava em vigor à data que foi eleito em 2017 e em 2022 e a aplicação da lei não tem efeitos retroactivos.
Logo JLO nunca mais poderá ser candidato a PR de Angola a menos que seja extinto ou aumentado limite de mandatos como Presidente da República para cada cidadão por cada cidadãdão.
A comparação ao que se passou com JES em 2008 é absurda porque em 2008 não existia sequer uma CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA, que foi aprovada a 10 de Fevereiro de 2010 e havia-se saído há 6 anos de uma guerra que durou 27 anos de 1975 até 2002) e destruiu absolutamente todas as infraestruturas do pais, deixando milhōes de Angolanos deslocados das suas zonas de residência e o país cheio de Minas, de Cabinda ao Cunene, do mar ao leste.
A reconstrução nacional estava em curso e Havia justamente a necessidade da criacao de uma CRA para regular matérias como o número de mandatos do PR inclusive.
Ao contrário do que José Gama tentou fazer passar, JES podia fazer 2 mandatos a contar de 2010, isto é o das eleições de 2012 e podia concorrer legalmente a mais um mandato em 2017, o que o próprio optou por não fazer, lançando e apoiando em seu lugar JLO.
Portanto esse argumento de que se houver alteração da CRA para que hajam eleições directas, JLo poderia concorrer ao terceiro Mandato é IMPOSSIVEL, a menos que retirem ou aumentem para 3 ou mais o limite de mandatos que cada cidadao pode fazer.