“Taxistas e moto-taxistas precisam de uma maior atenção”, disse Isaías Kalunga
O presidente do Conselho Nacional da Juventude, Isaías Kalunga, juntou hoje, mais uma vez uma os líderes que fazem movimentar os cidadãos angolanos, considerou na tarde desta terça-feira, 23, que os taxistas quer Moto-taxistas precisam de uma maior atenção.
Por Isidro Kangandjo
…
Para o líder que cuida das organizações juvenis no país, sugere ser o momento dos homens do volante ter acesso ao crédito para aquisição de um Hiace ou mesmo um mini autocarro por se tratar de um grupo que muito fazem na mobilidade de pessoas e bens nas zonas rurais e urbanas a nível do país.
Taxistas e Moto-taxistas pedem ao presidente do CNJ que faça uma boa advocacia dos problemas da classe juntos dos órgãos de tutela
Francisco Paciente, Presidente da ANATA, lembrou que em 2020, a primeira estatística registou mais de 600 mil jovens a praticar actividade de táxi no país e questiona por que razão as entidades não estar interessados em conhecer quem transporta os cidadãos e considera urgente a formação dos homens do volante para se evitar situações graves.
“Um taxista mal acompanhado ou mal formado pode ser considerado como um terrorista que, a qualquer altura pode matar pessoas. Precisamos de requisitos e um cadastramento real sobre os taxistas. Precisamos que as nossas preocupações levantada a vários anos sejam atendidos para o bem da classe dos taxistas, dos cidadãos e do país no geral”, alertou.
Bento Rafael, Presidente da Associação dos Motoqueiros em Angola-AMOTRANG, revelou durante o encontro de auscultação que o legislador falhou com os interesses dos moto-taxi em Angola que é debatido há vinte anos.
“Não fomos tidos nem achados neste decreto presidencial. Deve se fazer uma apreciação profunda para passar em revista nas nossas preocupações, porque a formação dos motos-taxistas é zero, por esta razão, deve haver uma escola específica em todo o território nacional. Exista em cada município de Luanda uma sala preparada para a formação e, dentro de dias as comunas e distritos serão contemplados, porém, as restantes províncias estão sem soluções”, disse.
Os representantes dos taxistas e motoqueiros, avançam consideram urgente a capacitação dos seus membros que, no seu entender, se não for concretizado o número de acidentes e mortes vai subir drasticamente.
“São milhares de motoqueiros que esperam de um cartão de subvenção de combustível e anunciou que os motoqueiros estão furiosos com intenções de realizar uma manifestar”, rematou.
Ao terminar, Presidente do CNJ garantiu levar as preparações juntos dos órgãos de tutela e sugeriu que as manifestações nem sempre resolve problemas senão o diálogo.