SOBERANO CHOKWE PREOCUPADA COM O INCITAMENTO AO TRIBALISMO E REGIONALISMO NA REGIÃO LESTE DE ANGOLA

O Rei Chokwe, Mwene Mwachisenge-wa-Tembo Lukhasa João, chamou reverentemente  à  imprensa para manifestar a sua profunda indignação em relação os pronunciamentos de algumas autoridades tradicionais da Região Leste, que incitam o tribalismo e regionalismo, promovendo o separatismo entre os povos aparentados.

Para o Soberano, Angola é governada hoje pelos próprios filhos desta terra, por isso, pede a unidade de todos para o progresso, bem-estar, justiça social e o fim das assimetrias regionais.


Por Afonso Eduardo

Mwene Mwachisenge-wa-Tembo entende que o poder tradicional não pode intervir nos actos de indicação de quadros do governo, para que o governo não interfira também no poder natural. “O único que se deve fazer é condenar aquilo que estiver errado, no caso de desvio de bens materiais e financeiros, devemos ser fiscais da coisa pública, mas não é da nossa competência, enquanto autoridade tradicional sugerir nomeações e exonerações dos governantes nas nossas províncias”, disse.

Para o Rei Chokwe, a não concretização de muitos  programas e projectos para o desenvolvimento das províncias do Leste, não depende dos governadores provinciais. “A culpa deve ser atribuída ao Governo Central”, desabafou o Soberano.

A reacção do Mwene Mwachisenge-wa-Tembo surge na sequência dos pronunciamentos feitos pela Rainha Nhakatolo à Rádio Eclésia pedindo a exoneração do governador do Moxico, Gonçalves Muandumba, seguidos de manifestações na cidade do Luena, além da “luta” que a Soberana Luvale trava contra os Regedores Chokwe, Minungo, Lunda-ndembo, nos municípios de Luau, Luacano e Alto-Zambeze.

Tendo em conta as divergências do poder tradicional na região, o Rei Chokwe propõe um encontro regional entre todos os Chefes dos grupos etnolinguístiscos que habitam a Região Leste para se resgatar os laços históricos e de consanguinidade, pois, segundo disse, os Chokwe, os Lunda, Luvale, Minungo, Lunda-ndembo, Mbunda, Ngangela, Xinge e outros, são todos aparentados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »