Sistema de abastecimento de água espera beneficiar perto de cinco mil populares da comuna do Úcua
Esta infraestrutura foi reinaugurada na última quarta-feira (18), pelo administrador municipal do Dande, que se enquadra nas comemorações do Dia do Herói Nacional, assinalado anualmente a 17 de setembro. O sistema vai garantir, nos próximos dias, água potável.
Por Kamaluvidi Baltazar
Este bem do domínio público custou, aos cofres do Estado angolano, cerca de 8 milhões de kwanzas, que surge no âmbito do programa de combate à pobreza, armazenando assim, diariamente, mais de 20 metros cúbicos do líquido indispensável à vida humana, segundo fez saber o administrador local, Domingos João Lourenço.
Acompanhado pelos membros da Administração Municipal do Dande, o responsável exortou aos beneficiários a preservarem este bem que foi entregue à administradora comunal do Úcua, Lúcia Munlavo, e testemunhado pelas autoridades tradicionais, membros da comissão de moradores do bairro Roldinho e líderes religiosos.
Importa lembrar que o sistema estava paralisado há seis anos, e fornecia água imprópria para o consumo, e muitas vezes obrigava aqueles populares a recorrerem ao rio mais próximo, sem falar do longo percurso que faziam à procura da água.