SIC confirma detenção de Man Genas e revela que a operação foi possível graças à parceria entre Angola e Moçambique
Foi detido, neste Domingo, 25 de Fevereiro, pelos Serviços de Investigação Criminal (SIC) em cooperação com a Polícia Internacional (INTERPOL), PGR e as autoridades de Moçambique, o cidadão nacional identificado por Gerson Emanuel Quintas, também conhecido por “Man Genas, acusado da prática de vários crimes, como os de roubos e abusos de confiança, de entrada e permanência ilegal na República de Moçambique.
Por Marina do Rosário
…
Após publicações de vários áudios e vídeos nas redes sociais contra o Presidente da República, governantes, oficiais generais e comissários, que recaem sobre Man Genas, facto que motivou a sua fuga e da sua família à República Moçambicana, o cidadão em causa é acusado dos crimes de Ultraje ao Estado, seus símbolos e órgãos, Incitação pública ao Crime, Difamação, Injúria e Calúnia.
O acusado terá, supostamente, se levantado contra as autoridades de Moçambique, pelo que, uma vez expulso, fica interditado de entrar naquele território por um período de 10 anos, bem como a sua família.
Salientar que o cidadão Man Genas será presente ao Ministério Público para ulteriores procedimentos legais, enquanto a sua esposa e filhos menores foram entregues à família. Por outro lado, na mesma ocasião, foi extraditado um cidadão nacional identificado por Higino Duarte Regal, por alegadamente ter fugido da cadeia onde cumpria a pena de 10 anos de prisão, acusado no crime de Tráfico internacional de Drogas, sobre quem foi emitido um Mandado de Detenção Internacional.