Segurança detidos em Viana por alugarem armas para roubos de motorizadas
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) de Luanda, através da Direção Municipal de Viana, deteve dois homens, com idades entre 26 e 30 anos, envolvidos numa rede criminosa que alugava armas para a prática de assaltos a moto-taxistas. A operação, realizada no passado dia 11, revelou a ligação de um dos detidos a uma empresa de segurança privada, onde ele fornecia armas de fogo de serviço por valores entre 25 e 30 mil kwanzas.
Por Marina do Rosário
Roubo sob ameaça de morte
Os crimes vinham sendo praticados há meses, sendo um dos alvos recentes um moto-taxista de 29 anos, que foi abordado por dois criminosos armados. Sob ameaça de morte, a vítima foi obrigada a entregar a sua motorizada.
Um dos suspeitos foi capturado durante a operação do SIC, enquanto o seu cúmplice permanece em fuga. As investigações confirmaram que o detido já participou em pelo menos quatro roubos semelhantes, sempre com o apoio do vigilante que fornecia as armas.
Apreensões e apresentação ao Ministério Público
No decorrer da operação, o SIC recuperou:
• Três armas de fogo do tipo AKM;
• Uma pistola;
• Cinco motorizadas, incluindo uma de três rodas.
Os suspeitos foram apresentados ao Ministério Público, onde serão conduzidos os trâmites legais.
O alerta às empresas de segurança
O caso levanta preocupações sobre o controlo e supervisão das empresas de segurança privada em Angola, com um apelo para maior rigor na gestão das armas de serviço, de modo a evitar que sejam desviadas para práticas criminosas.
A operação do SIC em Viana reforça o combate às redes criminosas e a recuperação de bens roubados, visando restabelecer a segurança e a confiança dos cidadãos.