Secretário das finanças da JMPLA ameaça CEO do Factos Diários

Foi com muita tristeza que, na tarde deste sábado, 12, recebemos a chamada do político do MPLA, Pinto Matamba, que exerce a função de secretário das finanças da JMPLA, braço juvenil do partido maioritário em Angola, depois de uma informação divulgada no FD com o título “JMPLA: Crispiniano dos Santos e os discípulos que pouco ajudam”.


POR REDACÇÃO DO FD

Temos de reconhecer que faltou, na nossa parte, ouvir a versão do responsável das finanças acusado de se apoderar do dinheiro da JMPLA e o chefe daquele que seria o seu chefe, Crispiniano dos Santos. Depois de termos reconhecido o erro, durante  a conversa telefónica, pedimos para o senhor para que escrevesse para nós no sentido de ouvir a sua versão, porém, o político preferiu ameaças e chantagens contra o responsável do portal de informação.

Por causa da atitude do político do MPLA, viemos por esse meio para informar que nós não temos medo de ameaças, o nosso maior medo é ver um político jovem que acha que ameaçando estaria a bloquear a nossa consciência e silenciar as nossas mãos. Pelo contrário, está a denegrir a imagem do seu partido e do seu presidente João Manuel Gonçalves Lourenço.

I- O Factos Diários, através do seu Director Executivo, vem informar ao senhor Pinto Matamba que não estamos interessados em denegrir a sua imagem muito menos da sua instituição. As informações por nós publicadas vem dos vossos membros e não da equipa do Factos Diários.


II- É um erro o senhor achar que fomos pago por alguém no sentido de reportarmos a matéria acima referida, não fizemos o jornalismo chantagista muito menos de perseguição. O exemplo está nas vossas actividades que cobrimos que, muitas delas, mesmo aos Domingos não nos dão nem se quer a água para beber, mesmo assim, tratamos a matéria. Se houver uma dúvida, convidamos o senhor para ver os artigos da JMPLA por nós publicados.

III- Independentemente da relação que existe entre a vossa organização e o Factos Diários, isso não nos impede de reportar aquilo que está indo mal ou não reportar as denúncias relacionadas com a vossa instituição. Tratamos todas as instituições políticas e sociais da mesma maneira.

Pedimos aosenhor Pinto Matamba para ler o novo cenário político implementado por senhor Presidente João Lourenço.

Saiba que a era Eduardista onde tudo por nada abriam processos de intimidação, terminou, o senhor tem a obrigação, enquanto militante, se conformar com a nova dinâmica do seu partido. Intimidar jornalistas e sermos tratados de “burros”, não fica bem para um jovem que pensa fazer carreira política.

Uma vez que reconhecemos o erro cometido e que pedimos ao senhor para que escrevesse para nós o direito de resposta, não era necessariamente responder em tom de arrogância. No ponto de vista de hierarquia da sua organização juvenil, o senhor é menos importante que o secretário Nacional da JMPLA Crispiniano dos Santos, esta pessoa, já foi entrevistada várias vezes por Isidro Kangandjo, CEO do Factos Diários.

Não precisamos de ser intimidados, por qualquer que seja, não fizemos o jornalismo para constituir adversários ou inimigos, pelo contrário, precisamos de ter uma boa convivência com todos sem interferir no trabalho do outro. A nossa missão é formar, informar para transformar.

Para terminar, queremos fazer recordar ao senhor Pinto Matamba de que não somos “burros” nem jovens “selvagens”, somos jornalistas que trabalhamos para engradecer a imagem do nosso país e trabalhamos na imagem de todos os angolanos que amam Angola. Nós temos a dignidade e não precisamos de ser pago para cumprir o nosso dever. Precisamos de nos respeitar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »