Se tivéssemos tantos Gerilson Insrael e os 10% de doações
OPINIÃO
Isidro Kangandjo/Jornalista e CEO do Factos Diários
Venho acompanhar o jovem músico e dono da XB-LABEL, Gerilson Insrael que decidiu durante este ano, dar 10% do valor que cobra a um determinado show que participa a uma província do país, um gesto que vem mudando a vida de muitas pessoas que às vezes passam meses sem comer um arroz ou mesmo massa.
Este músico, não poupa esforços para se compadecer com os necessitados e as imagens que partilha nas suas páginas oficiais deixa qualquer angolano orgulhoso porque, a meu ver, existe tantos outros que muito facturam mas nada ou pouco fazem para atender o grito de socorro.
No Soyo, um dos municípios da província do Zaire, em Ndala Tando, muicípio sede do Cuanza-Norte, Kwanza-Sul e o caso recente às vítimas das chuvas na província do Bengo onde partilhou os seus 10% com as comunidades com a presença do seu elenco da produtora, candando e encorajando os jovens de que todos podem chagar onde muitos estão, partilhando a sua recente realidade.
Os nossos músicos precisam compreender que existe um fã ou familiar de um fã que precisa da sua intervenção. Existe um povo que clama pelo socorro todos os dias, por isso, a força de todos é necessária para se ter um país diferente. É preciso unir forças para que os músicos construam uma escola comunitária, que apadrinhem mais centros de acolhimentos porque, entendo eu, que o lado social dos nossos músicos baixou bastante e é a hora de juntar as energias.
QUEM É GERILSON INSRAEL?
Jerónimo Insrael Alfinete (Amboim-Gabela, Kwanza-Sul, 03 de junho de 1994), Filho de João Alfinete e de Florinda Francisco Alfinete, mais conhecido por seu nome artístico Gerilson Insrael, é um cantor, compositor, ator, empresário e produtor musical angolano.
Formado em Design Gráfico, a sua paixão revelou-se por ser a música desde jovem.
Foi no Cuanza Sul que deu os primeiros passos na música e se tornou o artista número um desta província de Angola. Até que a sua vontade de crescer como artista o obrigou a mudar para Luanda.
Com o apoio do amigo, o humorista Kotingo, depressa a voz e o talento de Gerilson conseguiram triunfar sobre as exigências da capital angolana. Acumulou prémios, lotações esgotadas e as visualizações dos seus videoclips no Youtube já se contam em milhões.
Ao incorporar influências do kuduro, rock, kizomba, zouk, r&b, dancehall, e entre outros (até o funk, rap e reggaeton), misturando a música eletrônica também e alta costura na produção e instrumentais, produz uma sonoridade única.
Geralmente, o seu trabalho pode ser classificado como “ghetto zouk” do ponto de vista lírico, muito remanescente ao kuduro, convergendo com a kizomba/zouk/dancehall/r&b do ponto de vista sonoro.
Porém, foi no ano de 2018, que atingiu o seu estrelato com grandes sucessos como: “Minha Bebâda” , “Fico Boluzento”. Depois, seguindo-se para 2019 , o álbum escrito e co-produzido pelo mesmo, intitulado de “Protótipo” com grandes sucesso já tocados como “Casa Comigo” , “Grito do Tarzan” e “Carne Com Jindungo” o tornaram um artista amado pelo povo angolano, e aclamado em África e no estrangeiro.