Se Higino Carneiro não fosse um militante corajoso
OPINIÃO
Isidro Kangandjo/Jornalista e CEO do Factos Diários
Na minha humilde opinião de hoje, quero trazer a figura política, empresarial e amante da cultura e desportos, Higino Lopes Carneiro que, durante as suas intervenções vem mostrando o interesse de concorrer como Presidente do MPLA e cabeça de lista ao cargo de Presidente da República de Angola.
Há dois anos, o militante do MPLA e guerrilheiro que ostenta a patente de General, vem mostrar o interesse de concorrer no próximo congresso dos camaradas, porém a sua coragem vem causar tumulto interno no MPLA e, como resultado, regista-se conteúdos para denegrir a figura de HC.
A perseguição e o ataque é a característica própria da política angolana e o que mais preocupa é a colaboração de vários membros de referência no Bureau Político e no Comité Central do MPLA que têm talvez o medo de ver alguém fiel ao José Eduardo dos Santos embora que a proximidade gerou fúria à filha, Tchizé dos Santos.
O próximo congresso que afastará João Lourenço na liderança do MPLA e da República, é uma transição da liderança, por essa razão, o próximo candidato deve ser alguém capaz de reunir a família MPLA, revitalizar as bases e apostar, de modo sério, no trabalho com a juventude.
Independentemente de tudo, é preciso que as pessoas compreendam que ser Presidente da República não exige um diploma ou uma especialidade. Ser Presidente da República é uma missão desde que, no caso de Angola, o partido seja um caminho para atingir o alvo.
É uma perseguição clara quando vemos conteúdos que apontam Higino Carneiro como sendo um político que não possui qualidades necessárias para liderar Angola, aliás, os seus insucessos nas províncias onde passou, refiro-me nas províncias do Cuando Cubango e Luanda, não é culpa dele. A culpa recai ao sistema governativo do país onde um Governador tem a dependência do Governo Central.
Se Higino Carneiro não fosse um militante corajoso, não teria a coragem de mostrar o seu interesse para correr no próximo congresso tendo em conta a realidade interna do seu partido onde ele é membro de referência.
Quero terminar a minha opinião que é prematuro criticar Higino Carneiro assim como os próximos interessados candidatos e merece um voto de confiança para o bem da democracia interna do MPLA.