“Se a UNITA tomasse o poder nos anos 80-90 teríamos o sistema do partido único”

Ao descrever de forma resumida o sistema da democracia em África, particularmente no nosso país, o Político e líder da Comissão Instaladora MUN, Dr. Karl Manuel Sarney Mponda, reconheceu recentemente que o sistema de governação nos países africanos, sempre tiveram decisões dos países poderosos e considera uma utopia aplicação do multipartidarismo caso a UNITA ganhasse o poder nos anos 1980 e 1990.


Por Amélia Rosa

O exemplo dos países que foi apoiado pelos americanos e que os mesmos apoiaram a UNITA com maior realce o Zaire, Gabão, Zâmbia, Camarões, Uganda, Côte d’Ivoire e Burkina Faso, tiveram aplicado, na altura, o sistema do monopartidarismo. “Quem tentasse aplicar a democracia, os próprios americanos te matariam, por isso, é falso dizer que “se a UNITA tomasse o poder nos anos 80 ou 90, teríamos um país de multipartidarismo” porque todos os partidos tiveram uma orientação que era proibido a falhar. Se a UNITA ganhasse, teríamos o sistema do partido único tal como aconteceu na Jamba”.

Segundo o político, a escolha do MPLA na aplicação do partido único em Angola, não se tratou de uma decisão da organização, mas sim da imposição do ocidente e, faz saber que nenhum partido angolano de libertação nacional deve fazer-se valer como o mentor da democracia em Angola, porque, segundo conta, contradiz os factos históricos. O líder do Movimento da União Nacional (MUN) é de opinião que a história de Angola deve ser contada na perspectiva da verdade e da história sem propagandas políticas, para isso, só será possível caso uma força que não tenha participado no conflito armado chega ao poder.

“Se a Jamba foi um estado dentro de um Estado, onde fazia relações de parcerias com a Casa Branca e outros palácios, porque razão se registava perseguições e assassinatos contra elementos que não se reviam em algumas atitudes do seu líder Savimbi? É para dizer que nenhum dos dois partidos tiveram interesse em formar um estado inclusivo, por isso, é totalmente absurdo dizer que se a UNITA ganhasse o poder angola seria um país democrático e de direito, porque os países que apoiava o partido, tiveram o sistema de partido único. Quem tomasse o poder nos anos 80 era proibido de aplicar a democracia em Angola e quem tentasse era matado pelos americanos ou pelos Russos”, disse.

COMO CHEGA A DEMOCRACIA EM ANGOLA?

Para o líder do MUN, os ventos da democracia só começaram a soprar em Angola e em toda a África no início dos anos 90 com a queda do gigante bloco soviético/comunista, que se designou (perestroika) e tendo a partir daí os EUA se tornando na única potência mundial, foi impondo paulatinamente a democracia nos países e regimes que eram seus aliados em África.

De acordo com Karl Mponda, José Eduardo dos Santos e o seu MPLA, se renderam aos novos ventos que sopraram após a queda do Bloco comunista e o fizeram porque, na altura, não tinham outra opção senão cooperarem com a potência americana e, os países africanos que rejeitaram a implementação da democracia, tiveram o final drástico, como é o caso de Mobutu Sese Seko Nkuku Ngbendu wa Za Banga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »