Rússia acolhe Cimeira dos BRICS dentro de dias para analisar o crescimento do Bloco

0

A Cimeira que arranca nos próximos dias terá lugar em Kazam, onde vai renuir os líderes dos países membros da Organização, nomeadamente: Putin, Xi, Modi, Erdogan e Pezeshkian, a mesma servirá para reflectir o desafio da Rússia ao isolamento do Ocidente, como também o crescimento do Bloco.


POR REDACÇÃO DO FACTOS DIÁRIOS

Para Putin, como noticia a imprensa internacional, o evento é essencial tanto do ponto de vista simbólico como prático, mostrando que a Rússia está ao lado dos aliados mundiais, apesar das tensões com o Ocidente.

A nível prático, o Kremlin utilizará a cimeira para negociar acordos destinados a melhorar a sua economia e o seu esforço de guerra.
Por outro lado, os responsáveis russos já consideram a cimeira um grande sucesso. De acordo com o assessor de Putin para a política externa, Yuri Ushakov, 32 países confirmaram a sua participação, com a presença de mais de 20 chefes de Estado.

Os BRICS, formados originalmente pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, expandiram-se significativamente este ano, 2024. Os novos membros incluem o Irão, o Egito, a Etiópia, os Emirados Árabes Unidos e a Arábia Saudita.

Recordamos, a Turquia, o Azerbaijão e a Malásia também se candidataram formalmente, tendo outros países manifestado interesse em fazer parte desta Comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »