Rui Falcão preside Reunião de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP em Portugal
O ministro angolano da Juventude e Desportos, Rui Falcão, preside, na qualidade de presidente da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), à reunião dos ministros da Juventude e Desporto da CPLP, que ocorre nesta quinta-feira, em Cascais, Portugal.
Por Feliciano Jacinto
Este encontro tem como um dos principais objetivos a aprovação de propostas para o Plano de Ação para o Desporto (2023-2026), que definirão as diretrizes para o desenvolvimento desportivo e juventude no âmbito da CPLP nos próximos anos.
A sessão de abertura conta com intervenções do ministro dos Assuntos Parlamentares de Portugal, Pedro Duarte; da ministra da Juventude e Modernização Administrativa de Portugal, Margarida Balseiro Lopes; do secretário executivo da CPLP, Zacarias da Costa; e do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras.
Entre os temas em destaque na agenda está a análise das candidaturas dos Estados-Membros para acolher eventos incluídos no novo Plano de Ação para o Desporto, bem como a definição de um protocolo de cooperação para auxiliar na organização dos Jogos Desportivos da CPLP de 2025, previstos para acontecer em Timor-Leste.
A reunião é organizada pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e realiza-se no Palácio da Cidadela, em Cascais.
Eventos Paralelos Celebram a Juventude e Cultura da CPLP
A agenda paralela inclui a Bienal dos Jovens Criadores da CPLP, uma iniciativa cultural que ocorre na Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.
Sob o tema “Uma questão de Língua”, esta bienal, organizada pelo IPDJ em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, expõe obras de jovens artistas da comunidade lusófona e promove residências artísticas, oficinas de formação e outras atividades culturais.
A mostra permanece aberta até sábado, promovendo a integração e intercâmbio artístico entre os países da CPLP.
Simultaneamente, decorre o II Parlamento Juvenil da CPLP, iniciado na quarta-feira na Assembleia da República, em Lisboa.
Esta plataforma, criada para fortalecer a cooperação entre jovens da CPLP, promove o debate democrático e visa consciencializar a juventude sobre os seus direitos e deveres.
Os participantes debatem temas de relevância para os países membros, cujas conclusões e resoluções serão apresentadas aos ministros da Juventude e Desporto na sexta-feira, dia 15, encerrando o encontro com uma abordagem inclusiva e participativa sobre o papel da juventude no desenvolvimento das nações da CPLP.