Relatório mais recente da audiconta confirma gestão danosa na FAF
O auditor externo não conseguiu confirmar saldos de 98% das receitas da FAF. A FAF fechou as contas do Exercício Económico de 1 de Julho de 2022 a a 30 de Junho de 2023 com um saldo positivo de 648, 5 milhões de Kz.
A Audiconta, auditora que audita as contas da FAF, inscreveu 7 reservas às contas da FAF.
A FAF inscreveu receitas de 3, 6 mil milhões de kuanzas, em que 98% deste valor é relativo a patrocinadores. Os patrocinadores são: FIFA (1,4 mil milhões); MINJUD (1,5 mil ), CAF (376,9 milhões de kz) e Endiama (207, 9 mil milhões). O auditor externo “Audiconta”, solicitou esclarecimentos a estas entidades sobre os saldos apresentados, mas não obteve respostas de nenhum deles.
A FAF inscreveu saldos nas rubricas de Fornecedores (74, 3 milhões de Kz), Devedores Diversos (51, 2 milhões de Kz) e Bancos (540 milhões de Kz). A Audiconta endereçou cartas a estas instituições para confirmar destes saldos, tambem não obteve respostas.
A Audiconta referiu que a FAF tem um crédito no BPC de 251, 7 milhões de Kz, que entrou em incumprimento. O Auditor não conseguiu obter o contrato deste crédito e nem o plano de financiamento.
A Audiconta detectou a existência de despesas no valor de 140,2 milhões de Kz sem qualquer suporte documental.
Os princípios de contabilidade dizem-nos que numa organização ou empresa, não se pode efectuar nenhum pagamento ou recebimento sem qualquer suporte documental.
Só para citar essas, para não me alongar muito. Eu enquanto professor ligado a área de economia e gestão, não posso conceber que uma instituição que é suportada por fundos públicos, apresente varios saldos de rubricas de activos e passivos e de despesas, sem qualquer suporte documental.
Isto é uma situação a todos os titulos inadmissível. Num Pais normal, a Polícia Judiciária já teria ido a FAF e a casa do Artur Almeida e Silva fazer buscas para detectar esses buracos nas contas da FAF.
Estamos perante a uma gestão absolutamente danosa.
FONTE: Mariano de Almeida/ jornalista desportivo e colunista