REI MOHAMMED VI DO REINO DE MARROCOS DESTACA CONQUISTAS POLÍTICAS E SOCIO-ECONÓMICAS DURANTE AS COMEMORAÇÕES DO 25º ANIVERSÁRIO DA ASCENSÃO AO TRONO
Sua Majestade o Rei Mohammed VI do Reino de Marrocos dirigiu, na segunda-feira, 29 de julho de 2024, um discurso ao seu povo por ocasião do 25º aniversário da ascensão do Soberano ao Trono. Durante o seu discurso, o Rei de Marrocos destacou as inúmeras conquistas acumuladas ao longo dos anos e as múltiplas conquistas alcançadas em termos de reformas políticas e socio-económicas destinadas a garantir a coesão social e o acesso dos cidadãos aos serviços básicos.
O Monarca destacou também os ganhos em termos de integridade territorial e o fortalecimento do lugar de Marrocos como actor influente e parceiro responsável e confiável a nível regional e internacional.
No entanto, face aos múltiplos desafios que o país enfrenta, o rei Mohammed VI apelou a esforços redobrados, para desenhar soluções inovadoras e para subordinar os modelos de gestão às regras da boa governação.
Entre estes grandes desafios, o Rei Mohammed VI levantou a questão da água. A este respeito, o Rei de Marrocos enumerou uma série de medidas urgentes e inovadoras para prevenir a escassez de água, incluindo em particular, a implementação de diferentes componentes do Programa Nacional de abastecimento de água potável e irrigação 2020-2027; a definição de um objectivo estratégico que visa garantir água potável a todos os cidadãos e cobrir pelo menos 80% das necessidades de irrigação em todo o território nacional.
Consta nas conquistas a conclusão do programa de construção da barragem, a aceleração da implementação de grandes projectos de transferência de água entre bacias hidráulicas que permitirão a exploração de mil milhões de metros cúbicos de água que se perderam no mar e a aceleração da construção de estações de dessalinização de água do mar destinadas a garantir a mobilização anual de mais de 1,7 mil milhões de metros cúbicos.
Além disso, no que diz respeito a Gaza, o Rei Mohammed VI, na sua qualidade de Presidente do Comité Al-Qods, recordou os esforços envidados para abrir uma rota sem precedentes para o fornecimento urgente de alimentos e ajuda médica a Gaza. Com este mesmo compromisso, o Rei de Marrocos garantiu que pretende continuar a apoiar iniciativas construtivas destinadas a encontrar soluções práticas para a conclusão de um cessar-fogo duradouro e a recuperação da situação humanitária.
Acrescentando que o agravamento da situação na região exige o afastamento da lógica de gestão de crises em favor da busca de uma solução definitiva para este conflito, segundo a seguinte perspectiva:
Primeiro: Conseguir a cessação das hostilidades em Gaza é uma prioridade urgente que deve ser feita em paralelo com a abertura de um horizonte político capaz de estabelecer uma paz justa e duradoura na região;
Segundo: O recurso a negociações para ressuscitar o processo de paz entre as partes palestiniana e israelita exige o bloqueio do caminho aos extremistas de todas as partes;
Terceiro: A segurança e a estabilidade só serão completamente uma realidade se a Solução for o estabelecimento de Dois Estados, segundo a qual Gaza é parte integrante dos territórios do Estado palestiniano independente, com Al-Qods Oriental como capital.