Razões que levam ACJ e o seu elenco não apoiar fundação Jonas Malheiro Savimbi
Segundo uma fonte próxima ao Presidente da UNITA, Adalberto Costa Júnior, dá conta de que, antes do encontro entre Samakuva e o Pr. Lourenço, Samakuva bateu a porta de Adalberto Costa Júnior, para informar-lhe acerca da audiência e do assunto a ser tratado.
Fonte: Club-k.net
Samakuva disse ao ACJ que foi incumbido pela família em particular aos filhos do presidente fundador, Dr. Savimbi para ser o coordenador da FUNDAÇÃO JONAS MALHEIRO SAVIMBI , na minha interpretação paralela o que motivou os filhos a transferirem está responsabilidade ao Samakuva para interceder junto do presidente da República, é pelo facto de haver uma boa relação de amizade de long time entre Samakuva e o Presidente, Lourenço.
Quando Samakuva abordou o ACJ sobre o assunto, a resposta de ACJ foi, MV, não posso decidir sozinho por ser um assunto associado ao partido, é importante ouvir a opinião dos nossos MVs e sugerindo-lhe, assim uma reunião com grupo restrito ( NÚCLEO DURO DO PARTIDO) para tratar do assunto de forma aberta, abrangente e com mais propriedade.
Samakuva desvalorizou tal sugestão, alegando que não era necessário escalar o assunto para este nível.
Assim que ACJ cumpria sua agenda no interior do País, Samakuva é recebido no palácio, pelo presidente da República.
A maneira como o Presidente da República recebeu Samakuva e o destaque que a IMPRENSA fez, levanta as seguintes hipóteses
1- Demonstrou claramente que o Presidente da República, não considera ACJ como presidente do partido UNITA;
2- Os filhos ao delegarem a responsabilidade a Samakuva para conduzir o assunto ao Presidente, Lourenço, revelou: Falta de ética, descontentamento e falta de confiança pelo Adalberto Costa Junior.
Porque qualquer assunto relacionado ao presidente fundador do partido UNITA, deve ser, sempre associado ao partido e neste quesito, ACJ seria a pessoa indicada para condução do processo junto do Presidente da República na qualidade de presidente do partido e não pelo Samakuva, a atitude de Samakuva em aceitar ser o coordenador do projecto e não só, retirou-lhe todo prestígio granjeado desde o momento que assumiu a liderança do partido UNITA. Samakuva devia ser o ponto de equilíbrio de todos os ataques internos e externos que a UNITA vem sofrendo ao longo dos últimos anos, com maior incidência desde que Adalberto Costa Junior assumiu a liderança do partido.
A fonte ainda revelou, que ACJ não esteve de acordo, tendo dito seguinte ao Samakuva, para construção de uma fundação não é necessariamente pedir apoio ao Governo, nós internamente também temos capacidade para os devidos efeitos.
Na mesma semana Samakuva é convidado por uma organização reconhecida no País para dar palestra , onde afirmou estar a escrever uma obra retratando as mortes de alguns dirigentes do partido UNITA, que foram mortos pelo mesmo partido, por que acha ser pertinente trazer o assunto ao conhecimento do público, sobretudo para o conhecimento das futuras gerações.
Bom, as acções de Samakuva desde a sua saída na liderança do partido UNITA tem estado a demonstrar um comportamento pouco ético e de certa maneira dá uma margem de desconfiança de que na verdade o partido UNITA anda dividido ( ala de Samakuva vs ala de ACJ).
Existem rumores nos bastidores de que Samakuva nunca participou em nenhuma reunião do Comité Permanente, que é o maior conselho deliberativo do Partido UNITA. Especula -se, também que o comportamento do Kachiungo e de outros membros do partido tem sido alimentado pela ala de Samakuva, que ainda é predominante.
O Kachiungo, desde a eleição de Adalberto Costa Junior à liderança da UNITA, tornou-se inimigo número 1 do partido, olhando pelos cargos que já assumiu e com o comportamento que tem estado a manifestar, deduz-se, que, tem tido apoio dos seus pares dentro do partido (ala de Samakuva).
Hoje, o Kachiungo tornou-se um seguidor, quiçá secretário de Samakuva, está sempre ao lado de Samakuva em todos os eventos onde é convidado.
Kachiungo é um político senior e com muita aceitação, a sua atitude retira-lhe todo mérito e compromete o seu futuro político e para partido UNITA está atitude de Kachiungo, seria um cartão vermelho para ser expulso no partido que diz que vem a defender desde a tenra idade.