QUIÇAMA: Mercado do Koxi avaliado em mais 8 milhões de kwanzas anda coberto de capim

 A falta de vendedores no mercado formal do município da Quiçama, comuna da Muxima, deixa o local em estado de abandono e o capim vai engolindo um investimento avaliado em mais de 8 milhões de kwanzas. Quiçama é um dos municípios da província de Luanda resultado da reforma administrativa entre Bengo e Luanda, regida pela lei nº 29/11, de 1 de setembro de 2011.  


Por Isidro Kangandjo

Falando ao Factos Diários, no dia 18 de Janeiro, o então administrador Municipal, Fiel Didi, fez saber que a falta de comerciantes e o fluxo de habitantes na comuna sede fazem com que alguns projectos do estado, erguidos noutras localidades do município, se tornem num escombro. O responsável do município, que falava em directo aos nossos microfones, alegou que tudo está ser feito para tornar o Koxi (uma das localidades que constituem o município) a zona mais habitacional do município por meio de construções de mais projectos habitacionais.

Fiel Didi/administrador da Quiçama

Naquela circunscrição (Muxima-Koxi), existem vários projectos sociais resultantes do PIIM, tais como: duas escolas, biblioteca e um campo de futebol. Na mesma zona, existem casas do Estado, porém, através da escassez, estão reservadas construções dirigidas. “Em breve, vamos efectuar a entrega dos lotes para a construção dirigida. Acreditamos que, com o número elevado de habitantes, o mercado será utilizado pelos munícipes”, observou.

No interior do mercado

De referir que, segundo as projeções populacionais de 2018 elaboradas pelo Instituto Nacional de Estatística, Quiçama conta com uma população de 45.262 habitantes e uma área territorial de 12.046 quilómetros ao quadrado, sendo, assim, o menos populoso dentre as municipalidades da província luandina. Além da comuna de Muxima, o município é constituído também das comunas de Demba Chio, Quixinge, Mumbondo, e Caboledo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »