Quercus Angola e Governo do Bié reforçam educação ambiental
A Associação Minuto Verde Quercus Angola e o Governo do Bié vão reforçar, junto das comunidades locais, a educação ambiental, primando pela cultura da conservação do ecossistema e da biodiversidade.
A pretensão foi manifestada durante a I conferência regional sobre acção global para a preservação do planeta, construindo um futuro sustentável, decorrida esta sexta-feira, na cidade do Cuito.
O encontro visou, entre vários objectivos, fortalecer a responsabilidade dos cidadãos quanto à preservação do meio ambiente.
O presidente nacional desta associação, Rafael Lucas, informou estar em curso um projecto de criação de núcleos provinciais, tendo atingido já Luanda, Huambo, Cuando Cubango, Benguela, Huíla e Bié.
Essas províncias estão a levar a cabo actividades de sensibilização, para a elucidar melhor as populações nas zonas rurais e não só.
A ideia, segundo ele, é combater cada vez mais o aquecimento global, queimadas anárquicas, derrube de árvores indiscriminadamente, caça ilegal, entre outras preocupações.
Por sua vez, a directora do Gabinete do Ambiente, Resíduos Sólidos e Serviços Comunitários do Governo do Bié, Josefina Massoxi, assegurou que as autoridades locais têm vindo já apostar na adopção de práticas educativas que visem a conservação do ecossistema.
Assim, prosseguiu, o Governo e parceiros sociais têm estado a enveredar nas plantações de árvores em todos os nove municípios da província, promoção de palestras, colóquios, debates sobre a protecção do ambiente, sensibilização nas populações sobre a produção adequada dos resíduos sólidos e os locais próprios para a sua deposição, entre outras actividades.
O palestraste Adilsom Bumba, convidado a dissertar sobre a gestão de resíduos e desenvolvimento sustentável no Bié, defendeu a necessidade dos cidadãos primarem pela racionalização, quer na aquisição quer no consumo de produtos alimentares, de modo que haja uma gestão sustentável do lixo nas cidades e vilas.
A Associação Minuto Verde, um projecto criado por um grupo de jovens voluntários, surge também com iniciativa de ajudar o Estado angolano na resolução de vários problemas que apoquentam este sector importantíssimo para o ser humano.
Por isso, a organização acredita que uma das formas de resolver os tais problemas do meio ambiente é educar os cidadãos angolanos com palestras e não só, a salvaguardar, preservar esta área como por exemplo não depositar o lixo em lugares impróprios.
A Minuto Verde Quercus-Ang é uma associação fundada a 9 de Junho de 2022, sediada no Distrito Urbano da Maianga, em Luanda.