QUEM ENGOLIU O DINHEIRO? 90% das obras do PIIM, no Kilamba Kiaxi, já tiveram orçamento do PIP
O Factos Diários soube, ontem, 20, através da Sra. Cláudia Jacira, secretária para os Assuntos Económicos e Sociais do Comité Provincial do MPLA em Luanda, tendo avançado que o município do Kilamba Kiaxi foi contemplado com 13 projectos do PIIM cujos 12 estão em execução. Informações recolhidas no local revelam que 90% dessas obras já tiveram orçamentos em 2014 e em 2018 através do Programa de Investimentos Públicos, ao qual foram igualmente beneficiadas.
Por Redação do Factos Diários
A maior preocupação dos munícipes do Kilamba Kiaxi é o atraso da conclusão das obras, algumas delas, tiveram 30 a 40% do orçamento, porém nunca tiveram avanços significativos. Uma informação vinda da Administração do Kilamba Kiaxi avança ao FD que várias obras eram da inteira responsabilidade da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, quando, em 2014, o Kilamba Kiaxi era ainda um distrito de Luanda. Ao alcançar a categoria de município em 2016, carregou consigo a responsabilidade alheia.
Quando a senhora Administradora Albina Guilhermina Luísa chegou ao município em 2016, encontrou essas obras e muitas delas com 40% do orçamento, mas, com a subida dos materiais de construção no mercado, exigiu a revisão dos contractos.
“O grande problema é que esta transferência das obras do PIP para PIIM têm um outro orçamento anulando o anterior” – confidenciou.
Pelo menos, 827 projectos sociais, dos quais 762 de âmbito local e 65 central, integraram, em 2019, no Programa de Investimentos Públicos (PIP), perfazendo 36 mil milhões, quatrocentos e quarenta e nove milhões, quarenta mil seiscentos e dezasseis kwanzas.
Os dados constam do Relatório Parecer conjunto final da Proposta de Lei de revisão do OGE 2019, aprovado no dia 04 de Junho de 2019 pelas comissões de trabalho especializadas da Assembleia Nacional com 30 votos a favor, seis contra e nenhuma abstenção.
OBRAS PARADAS HÁ MAIS DE CINCO ANOS NO KILAMBA KIAXI
Das 13 obras do PIIM, 2º secretário do MPLA em Luanda, Nelson Funete, visitou 08 obras que na sua maioria estão paradas há mais de cinco anos. Nomeadamente, a construção do Centro Materno Infantil da Sapú, bairro Havemos de Voltar, está parada há seis anos, a construção da 28ª esquadra está parada desde 2017 e outras restantes obras estão paradas há um e dois anos, respectivamente.