Quantas viagens que o presidente João Lourenço João Lourenço efectuou durante o ano de 2024? O Factos Diárias Factos Diárias trás na íntegra a lista

0

A diplomacia, convites ou mesmo visitas privadas, levaram o presidente da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, deixar o país 21 vezes durante o ano de 2024, sem, no entanto, avançar os custos de cada viagem, uma reclamação que foi reforçada pela oposição e sociedade civil que consideravam as saídas do Chefe de Estado um exagero.


Por Isidro Kangandjo

O ano de 2024, Presidente da República efectuou mais visita externa em detrimento visitas nas províncias do país. Comparando com o ano de 2023, Lourenço tinha conseguido visitar 13 províncias e, em 2024 visitou menos de 12 províncias.

Embora com algumas restrições, o conteúdo tem como fonte de pesquisa o Centro de Imprensa do Presidente da República de Angola (CIPRA) e a página Facebook da Presidência da República de Angola pelo que, buscamos a última viagem para terminar com a primeira viagem que o Presidente da República efectuou em 2024.

De 19 a 20 de Dezembro, João Loureço esteve em Omã, a convite de Sua Magestade Haitham Bin Tarik Hl Said.

No dia 11 de Novembro, João Lourenço deixou o país com destino à África do Sul para uma visita de Estado.

No dia 17 de Novembro, João Lourenço deixou o país para participar na Cimeira do G20 ao convite de Lula da Silva, Presidente da República Federativa do Brasil onde esteve até o dia 20.

No dia 22 de Setembro, o Presidente da República tinha deixado o país para participar na 79ª Sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, Estados Unidos da América, onde ficou durante 5 dias. Esta é a visita mais longa que João Lourenço teve durante o ano de 2024.

No dia 31 de Agosto, Presidente João Lourenço deixou o país para Emirados Árabes Unidos para uma visita privada com a sua família, numas férias de 15 dias, tendo regressado no dia 16 de Setembro.

No dia 16 de Agosto, Loureço deixou o país afim de participar na 44ª Cimeira da SADC em Harare.

No dia 12 de Agosto, João Lourenço trabalhou na República Democrática do Congo, no quadro das diligências a favor da paz e segurança naquele país.


No dia 11 de Agosto Presidente Lourenço participou na investidura de Paul Kagame.

Presidente João Lourenço, deixou o país no dia 20 de Julho com destino o Ghana para participar na Reunião de Coordenação da União Africana com as comunidades económicas e mecanismo regionais. Este evento terminou no dia 22 do mesmo mês.

No dia 26 de Junho, Loureço deixou o país com destino a República da Cote D´Ivoire onde trabalhou durante dois dias com o seu homólogo Alassane Ouattara.

No dia 18 de Junho, Loureço havia deixado o país com destino a África do Sul, na segunda investidura de Cyril Ramaphosa como Presidente do país de Madiba.

No dia 13 de junho, trabalhou em Botswana na jornada da SADC.

No dia 26 de Maio, João Loureço participou na investidura do Presidente das Comores, na cidade de Moroni.

07 de Maio esteve em Dallas na cimeira empresarial EUA-ÁFRICA.

No dia 27 de abril, JLO deixou o país com destino a Seoul, capital da Coreia, tendo concluído a sua agenda apenas no dia 01 de Maio.

No dia 24 de Abril, JLO esteve em Portugal para participar nas comemorações dos 50 anos de 25 abril, em Portugal e, no dia 25, teve o direito de discursar não apenas aos seus homólogos mas também ao povo português.

No dia 22 de Março, deixou o país com destino a Zâmbia para participar em cimeira Extraordinária da SADC.

No dia 14 de Março, Loureço deixou Luanda com destino a China, ao convite do seu Homólogo Xi Jinping.

No dia 26 de Fevereiro, João Lourenço saia da República Checa (onde trabalhou para o relançamento da cooperação bilateral) e Namíbia onde participou no funeral de Estado do Presidente Hage Gottfried Geingob.

No dia 18 de Fevereiro, João Lourenço havia deixado Luanda para participar na 37ª Conferência da Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da União Africana que decorreu em Adis-Abeba.

No dia 20 de Janeiro de 2024, JLO foi convidado na investidura de Félix Antoine Tshisekedi, Presidente da República Democrática do Congo(RDC).

Sabe o Factos Diários que, em 2023, o Club-K avançou que a Presidência da República terá gasto mais de 44 milhões de dólares. Em 2023, João Lourenço teve menos visita se comprar com o período homólogo o que tudo indica que as despesas terão aumentado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »