Projecto de iluminação pública chega em breve à periferia de cabinda

Por Redacção Factos Diários

Circular à noite na cidade de Cabinda já não constitui preocupação e as ruas ganham uma nova imagem depois do sol. O projecto de iluminação pública em curso, já abrange boa parte da cidade. A conclusão da zona urbana é uma questão de dias. O próximo passo, vai ser a zona periférica. A ideia do governo de Marcos Nhunga é que a população circule à vontade, principalmente os estudantes do período pós laboral. A iluminação pública da urbe e bairros da cidade capital da província, vai também facilitar o trabalho da polícia no combate a criminalidade.

Isabel Buanga, moradora do Zangoio, disse que isso nunca tinha acontecido antes na província e encoraja o governo a continuar nessa senda.

 João Macaia também aplaude o projecto por não colocar de parte outras localidades, pois abrange também outros municípios e comunas.

Os moradores da rua de Moçambique, apelam aos automobilistas e a população em geral, para que “conservemos os postes e não só, fazendo isso, estaremos a contribuir na manutenção do projecto”, rematou

De acordo com os entrevistados, antes as ruas eram uma suspeita e receavam circular a noite por culpa da escuridão porque os assaltos, embora de forma tímida, era uma realidade, a população considera que iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar, plenamente, do espaço público no período noturno.

Já os moradores com pequenas lojas, louvaram a iniciativa do Governador da província e consideram uma oportunidade porque, segundo contam, a iluminação contribui para as vendas. “A iluminação pública nas ruas é um factor de grande importância para nós os comerciantes porque conseguimos ter mais clientes inclusive até 20 horas e não muito perigo no ponto de vista de criminalidade”, rematou.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »