Projecto de Electrificação Rural de 60 comunas
O Projecto de Electrificação Rural que visa atender 203 mil casas e fornecer energia a actividades económicas e produtivas, servindo cerca de 1 milhão de angolanos, tem como Embaixador o artista e compositor Matias Damásio. O lançamento da primeira pedra é agendado para hoje e amanhã nas províncias de Malanje, Lunda Norte- Cafunfo e no Moxico-Luau.
O projecto, com um investimento de mais de 1,2 mil milhões de euros, tem como objectivo a electrificação de 60 comunas nas províncias de Malanje, Bié, Moxico, Lunda-Norte e Lunda-Sul, através da expansão da rede eléctrica nacional e da construção de parques fotovoltaicos com sistemas de armazenamento de energia em baterias, como sistemas isolados de produção e abastecimento de electricidade.
O Grupo português MCA é o responsável pela construção das 46 mini-redes solares. A montagem da operação foi feita pelos britânicos do Standard Chartered e os alemães de Euler Hermes através do apoio de 1,2 mil milhões de euros. A empresa pública de produção de electricidade (PRODEL EP) é a entidade promotora.