PRODESI DISPONIBILIZA KZ 285 MILHÕES PARA CABINDA

A Secretaria Provincial do Desenvolvimento Económico Integrado (SPDEI) de Cabinda desembolsou já 285 milhões de kwanzas para apoiar cooperativas agro-pecuárias e de pescas, no âmbito das Medidas de Alívio Económico, inseridas no Programa de Desenvolvimento Económico e Substituição das Importações (PRODESI).


Por Redação do Factos Diários

 

A SPDEI conta com 18 projectos aprovados, avaliados em 305 milhões de kwanzas, dos quais 16 foram já desembolsados a credores locais no fomento das actividades ligadas a agro-pecuária, pescas e prestação de serviços.

Em declarações hoje à Angop, o secretário interino do SPDEI em Cabinda, Armando Ngó, disse que são satisfatórias as Medidas de Alívio Económico, tendo em conta os resultados obtidos pelos beneficiários do crédito sobretudo no sector agro-pecuário e prestação de serviços.

Armando Ngó disse ainda que, no âmbito das Medidas de Alivio Económico, o SPEDEI desembolsou, pela primeira vez, para o sector das pescas, 50 milhões de kwanzas cujo beneficiário é a Cooperativa Nkussa, localizada na praia de Tier.

“É uma cooperativa que soube aplicar bem o crédito pelos investimentos feitos, o que nos garante haver bons sinais para o cumprimento dos reembolsos”, disse.

As Medidas de Alívio Económico enquadram-se no Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (Prodesi), aprovado a 20 de Julho de 2018.

O Prodesi visa acelerar a diversificação da produção nacional e geração de riqueza, num conjunto de produções com maior potencial de geração de valor de exportação e substituição de importações, designadamente nos sectores da Alimentação e Agro-indústria, Recursos Minerais, Petróleo e Gás Natural,  Florestal, Têxteis, Vestuário e Calçado, Construção e Obras Públicas, Tecnologias de Informação e Telecomunicações, Saúde, Educação, Formação e Investigação Científica, Turismo e Lazer.

FONTE: ANGOP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »