Primeira-Dama da China apela reforço da cooperação global contra tuberculose

Peng Liyuan, a esposa do presidente chinês, Xi Jinping e embaixadora da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prevenção e tratamento de tuberculose foi convidada na passada quinta-feira, 24, para proferir um discurso na videoconferência da OMS por ocasião do Dia Internacional do Combate à Tuberculose.


Por redação do Factos Diários

Peng Liyuan afirmou que nos últimos anos, o combate global contra a doença tem obtido resultados consideráveis através do impulsionamento da OMS e de esforços conjuntos da comunidade internacional.

Segundo a Primeira-Dama da China, o governo chinês dá grande importância à prevenção e tratamento da tuberculose e coloca essa missão dentro da estratégia nacional de saúde, oferecendo serviços gratuitos de exames e medicamentos a pacientes com tuberculose.

Com essas medidas, conta Peng Liyuan, a taxa de recuperação destes pacientes é superior a 90%. Desde o começo da epidemia de Covid-19, a China tem adoptado medidas positivas para garantir a continuidade do tratamento dessa doença.

Segundo a embaixadora chinesa da Organização Mundial da Saúde para a prevenção e tratamento de tuberculose, ao longo de dez anos de participação no combate à tuberculose, ela testemunhou os esforços de milhares de profissionais da saúde e voluntários na luta contra a doença e ficou impressionada pelo excelente nível de tratamento e boa virtude dos médicos nessa área.

Por fim, Peng Liyuan realçou que sob o agravamento de Covid-19, enfrentamos o maior desafio no combate à tuberculose. A embaixadora pediu que todos os países compartilhem suas experiências na prevenção e tratamento da doença e que seja realizado cooperações efectivas, a fim de impulsionar o alcance da meta de saúde na Agenda de 2030 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável.

Tradução: Paulo Xie

Revisão: Erasto Santos Cruz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »