PRESIDENTE DA REPÚBLICA RENDE HOMENAGEM A FRANÇA VAN DÚNEM
O Presidente da República, João Lourenço, esteve hoje no Quartel General do Exército (ex-RI 20) para render uma última homenagem ao insigne nacionalista Fernando José de França Dias Van Dúnem, falecido no passado dia 12 deste mês, por doença.
“Renomado nacionalista, intelectual, político e diplomata angolano”, foram palavras que o Presidente da República deixou escritas no livro de condolências aberto por ocasião do falecimento do nacionalista França Van Dúnem, no velório que decorreu durante a manhã desta segunda-feira em Luanda, no Quartel General do Exército.
Na mesma nota, João Lourenço lembrou a trajectória do falecido enquanto figura do ensino e do conhecimento, destacando a sua profícua carreira académica como catedrático das universidades Católica e Agostinho Neto, ao mesmo tempo que se referiu ao facto de ter sido autor de várias importantes obras de investigação na área do Direito.
“Com o seu falecimento, Angola perde uma das suas figuras mais notáveis, que tanto fez em vida pelo engrandecimento do povo angolano e da República de Angola”, escreveu também o Chefe de Estado, antes de reiterar os seus profundos sentimentos de pesar à família, amigos, colegas, discípulos e admiradores, como já o havia feito em mensagem enviada à família logo que foi anunciada a morte do nacionalista.
No local, depositou uma coroa de flores, cumprimentou os familiares e acompanhou parte das homenagens dedicadas ao antigo Primeiro Ministro e Presidente da Assembleia Nacional.