Presidente da CEAST defende criação de mais postos de trabalho para os jovens da província da Lunda-Sul
O arcebispo de Saurimo, Dom José Manuel Imbamba, defendeu a necessidade de se criar mais postos de trabalho para os jovens que residem na província da Lunda-Sul por conta da falta de oportunidade de emprego aos cidadãos que naquela parcela do País.
Por Kamaluvidi Baltazar
Esta posição foi manifestada quando o também presidente da Conferência Episcopal de Angola e São Tomé (CEAST) falava à saída de uma conferência internacional de diamantes.
Dom José Manuel Imbamba defendeu, igualmente, que se faça a distribuição das riquezas provenientes dos recursos que o Estado angolano coloca à disposição dos estrangeiros, lamentando o facto de existir um número elevado de jovens desempregados a nível da província.
Além da falta de emprego, os munícipes do Saurimo relataram, de igual modo, outras dificuldades que uma boa parte da juventude tem enfrentado diariamente, como, por exemplo, o ingresso ao ensino superior.
Por falta de instituições públicas, os cidadãos sentem-se obrigados a recorrerem às universidades privadas que, muitas das vezes, chegam a desistir devido à subida constante das propinas.
Em entrevista aos órgãos de Comunicação Social, o governador local reconheceu o fraco desenvolvimento que se regista na Lunda-Sul, mas adiantou estar em curso projectos no âmbito da responsabilidade do sector dos diamantes, como a construção de um polo universitário e demais necessidades no sector da Educação, Saúde, Energia e Águas, que oportunamente serão minimizadas.
Daniel Félix Neto aproveitou a ocasião para avançar que decorre um programa de combate à exploração ilegal de diamantes, considerando haver uma redução do garimpo de diamantes, comparativamente há anos.