Presidente da ACEQUA elogia aumento do bolo para educação mas lamenta falta de apoio às organizações que defendem e promovem à educação

0

Presidente da Associação para Cidadania e Ensino de Qualidade-ACEQUA, Rafael Aguiar, organização fundada em 2009, para promover a educação de qualidade capaz de gerar cidadania criativa, saúde pública, desenvolvimento sustentável e qualidade de vida em Angola, durante o discurso da IIª mesa redonda realizada hoje em Luanda, elogiou o aumento do valor para educação mas lamentou a falta de apoio às organizações que lutam e promovem o ensino de qualidade nas comunidades.


Por redação do Factos Diários

“Faz todo sentido saudar e encorajar o Executivo angolano e os deputados à Assembleia Nacional pelo aumento do “bolo” nos sectores de educação e de saúde, no Orçamento Geral do Estado 2024. Faz também sentido exigir, afinal é possível, que se aumente mais o valor financeiro nos sectores sociais para atingirmos os níveis propostos pela UNESCO, OMS e SADC. Só faz sentido o aumento do valor financeiro para os sectores sociais se a Assembleia Nacional e a sociedade civil, fazerem a sua parte, fiscalizando o impacto deste aumento nas escolas, hospitais, salas de aulas, material escolar, bibliotecas, laboratórios, bolsas de estudo, quartos de banho, merendas escolares, nas condições salariais, laborais e sociais dos gestores escolares e da saúde”, disse Rafael Aguiar.

Apesar da organização ter muitas políticas revolucionárias na vertente académica, até aqui trabalha apenas com as contribuições dos membros o que condiciona negativamente nos grandes projectos que, de acordo com Rafael Aguiar já é do conhecimento dos órgãos de tutela.

“Será que as instituições do Estado, privadas nacionais e internacionais só financiam actores e Organizações da Sociedade Civil bajuladoras ou radicais? Se sim, como vamos ter sérios e verdadeiros parceiros do Estado, fomentar o voluntariado, solidariedade, criatividade, empreendedorismo, inovação e o sector privado tão necessários ao desenvolvimento sustentável e à qualidade de vida?”, questiona.

Presidente da ACEQUA alertou aos jovens que gostam da palavra “Revolução”, que ninguém os engane, para ele, a única e a maior revolução que revoluciona sustentável e duradouramente a qualidade de vida da juventude, em todos tempos e lugares, é a educação e ensino de qualidade por este gerar a cidadania criativa, empreendedora e inovadora assim como reproduz valores como amor ao próximo, patriotismo, gratidão, fé, tenacidade, perseverança e visão estratégica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »