De acordo com o governante, que falava no encontro com o Presidente da República, João Lourenço, na Lunda Norte estão em execução 65 projectos nos dez municípios que compõem a província, com um investimento de mais de seis mil milhões de kwanzas.

Ernesto Muangala salientou que alguns projectos nos municípios de Chitato e Cambulo, Xá-muteba e Cuilo começam a ser inaugurados ainda este ano, ligados aos sectores da Educação, Saúde e Segurança Pública.

Encontram-se em construção, nos 10 municípios,  22 escolas, seis unidades sanitárias, 10 projectos de saneamento básico, seis sistemas de captação, tratamento e distribuição de água potável e cinco esquadras policiais.

Estão igualmente em construção, entre outros empreendimentos, dois edifícios autárquicos, bem como em reabilitação 200 quilómetros de estrada no troço Cuango/Cafunfu.

Lançado no dia 27 de Junho de 2019, o PIIM tem por objectivo materializar Acções de Investimento Público, de Despesas de Apoio ao Desenvolvimento (DAD) e de Actividades Básicas.

O PIIM visa também aumentar a autonomia dos 164 municípios de Angola, no âmbito da política de desconcentração e descentralização das competências administrativas e, consequentemente, aumentar a qualidade de vida em todo o território nacional.

O programa engloba os sectores da Educação, Saúde, Transportes e Agricultura, com projectos em execução nos 164 municípios das 18 províncias do país.