PEDONAL REMOVIDA: Morre-se “tipo cão” nas estradas de Viana
Removida há mais de 1 ano, a ausência da travessia aérea-pedonal do Grafanil, na Avenida Deolinda Rodrigues, município de Viana, KM-12, é um “entrave” para os transeuntes e automobilistas que circulam naquela circunscrição de Luanda. Em média, 5 a cada 20 pessoas que atravessam a estrada são atropeladas. Administração municipal sem resposta aparente.
Por Joaquim Paulo
Dentre outras questões, muito se controverte sobre a retirada da passagem superior da zona do Grafanil Bar e de outras em estado degradáveis, numa das mais movimentada avenida do apaís: A Deolinda rodrigues. Há mais de 1 ano que a Administração municipal de Viana trabalha a passo lento para dar resposta a estes entraves que continuam a ceifar vidas no município satélite.
Em meio a “crise das pedonais”, a Administração de Viana nada faz para repor a paz naquela estrada. A pedonal do Grafanil Bar, por exemplo, removida em dezembro do ano passado, até ao momento, não se tem sinais positivos sobre a reposição da mesma. O outro ponto crítico, considerado “matadouro” de transeuntes, é zona da Robaldina, onde todos os dias caem pessoas, mortas ou com ferimentos graves. Na última quarta-feira, conforme os dados colhidos pelo o Factos Diários, uma cidadã, de aproximadamente 45 anos, que carregava uma menor de idade, perdeu a vida ao atravessar a estrada nas primeiras horas daquele dia.
Por outro lado, as escuras nas estradas (falta de iluminação) concorrem também nos motivos que continuam a ceifar vidas humanas nas estradas daquele município. O factos Diários contactou o Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Administração de Viana, com vista a obter mais detalhes sobre a não reposição “imediata” da pedonal do Grafanil, o Director daquele organismo da administração, Januário Damião, Disse não saber dos “porquês” e os “entretantos” da não reposição imediata da referida passagem aérea.