Pacientes do Centro de quarentena da Quilemba em estado de abandono
Muitos pacientes suspeitos da Covid-19 na Provincia da Huíla, estão há mais de nove dias sem receber os resultados. A informação avançada por um dos assintomáticos internado no Centro de Quarentena da Quilemba, disse ao Factos Diários que o senhor Hélio, responsável da Saúde Pública, quer a directora provincial da Saúde na Huíla, abandonaram os paciente.
Por Redacção do Factos Diários
Está em quarentena domiciliar mais de cinco contacto directo do municipio de Quilengues, desde que foram testados ainda não sabem dos resultados e ficaram de repetir outro teste nesta segunda-feira, o que não veio a acontecer. “Estamos a ser abandalhados e Já pensamos em deixar o centro à revelia. Há muita irresponsabilidade do pessoal da saúde local”, afirmaram.
Depois da inauguração, a fonte avança que a directora provincial da Saúde, nunca mais visitou o centro e nem conhece as cores dos cobertores do Centro de quarentena. A outra maior preocupação é a falta de ambulâncias para casos de emergência e sabe-se de fontes seguras que o INEMA tem apenas dois motoristas ao nível da província da Huíla.
Dois colegas da TV Zimbo, encontram-se no mesmo centro de quarentena desde a semana passada, e um deles teve a falta de ar, resultante da crise de ansiedade, por falta de técnicos de saúde naquele centro, foram obrigados comunicar uma médica que nem estava de serviço por volta das 04 horas.
O Centro de quarentena da Quilemba assemelha-se a uma cela da CCL, muitos pacientes estão com problemas de sarna e outras doenças da pele. “Estamos a passar mal, o Centro de quarentena da Quilemba estar desgovernado porque a delegação Provincial da Saúde, não está interessada em saber do funcionamento do centro muito menos a saúde pública. estão mais preocupados com as compras da logística, para facturar”, disseram.
Segundo a Ministra da Saúde, Silvia Lutukuta, afirmou na imprensa que os resultados dos testes variam entre uma hora a 72 horas, uma realidade que não está ser vivenciada em província da Huíla.
o Centro da Quilemba é umcentro de quarentena para casos suspeitos de Covid-19 foi criado na zona neutra da Centralidade da Quilemba, arredores da cidade do Lubango, província da Huíla. durante a inauguração, a directora do Gabinete Provincial da Saúde, Luciana Guimarães, garantiu que o centro dispõe de todas as condições para qualquer eventualidade.