“Os problemas da juventude devem ser colocados na agenda nacional”

O sociólogo, político e docente Universitário, Dr. Rafael Aguiar, realizou neste sábado, 31, no município de Cacuaco Distrito do Kicolo em Luanda, uma palestra ao convite da Associação Minha Comunidade Minha Pátria para disseminar o tema “a juventude, seu papel e sua participação na cidadania”. O palestrante apela a necessidade de se colocar na agenda nacional os problemas da juventude angolana para se reduzir a taxa do desemprego e criminalidade.


Por Mateus Bazonga

Aguiar, ao situar o tema, Juventude na comunidade, considerou como sendo uma fase de busca da autonomia e maturidade sexual e, sobretudo, explicou que os principais problemas juvenis, é o que define a juventude onde os grupos de interesse como Governos, partidos político e não só, é que definem os problemas prioritários da juventude, por isso, apela a necessidade de se colocar na agenda nacional os problemas da juventude, pois o Estado, no âmbito da execução das políticas e programas, prioriza as que estão lavradas na agenda nacional.

o Docente Universitário e político da CASA-CE, avança a necessidade dos jovens participarem com afinco ao exercício da cidadania. “É também responsabilidade da juventude exigir a realização já das autarquias porque, sua efectivação, vai permitir a libertação da juventude apartidária e partidária ofuscados pela falta de oportunidade de participação e estes, estão no MPLA, na UNITA, na CASA-CE, na FNLA, nas igrejas e nas associações”, disse.

Rafael Aguiar, ao terminar a sua intervenção, convidou a juventude do Kicolo, a ajudar a combater a corrupção, a delinquência juvenil no bairro e no município de Cacuaco e, aconselhou-a a participar nas manifestações pacíficas e a necessidade de se evitar violências para a conquista do bem-estar.

Quem também falou a nossa reportagem foi o coordenador da Associação Minha Comunidade Minha Pátria, Luís Samba Chingo, associação que organizou o evento dizendo que “ficamos satisfeitos com a presença do Sociólogo Dr. Rafael Aguiar, que ajudou-nos muito mesmo a perceber o papel da juventude na comunidade e a sua participação na cidadania”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »